29/01/2012 às 00h12min - Atualizada em 29/01/2012 às 00h12min

Bombeiros resgatam cobra em Santa Paula

Na tarde deste sábado (28) o Corpo de Bombeiros foi acionado por uma moradora, dando conta de que havia uma cobra em seu quintal, no bairro de Santa Paula em Maricá.

A moradora Ida Lima Ferreira, 60 anos tomou um susto quando a cobra apareceu em seu quintal. Ida ligou para o Corpo de Bombeiros que chegou rapidamente ao local e realizou a apreensão do animal que foi levado para o Quartel de Maricá e posteriormente será encaminhada para o habitat natural. 

A Muçurana(Pseudoboa claelia), também chamada Limpa-Campo conhecida como devoradora de outros ofídios, em especial as venenosas jararacas, urutus e cascavéis, a muçurana é tida como inofensiva para o homem, é uma cobra da família dos colubrídeos. De cor preta, apresenta brilho cinzento irisado e ventre cinzento, amarelo ou manchado e atinge até 2,45m de comprimento. Seu nome deriva provavelmente do vocábulo de origem indígena "muçum", nome de um peixe angüiliforme de água doce, ao qual se agregou o sufixo rana, que significa "semelhante".

Os hábitos singulares da muçurana foram estudados pelo pesquisador Vital Brasil. Vive perto de rios e lagoas. Apesar de possuir veneno, dificilmente é capaz de morder. Ao atacar outras cobras, mesmo de maior tamanho, costuma lutar até dominá-las por estrangulamento, para só então iniciar a deglutição, geralmente pela cabeça. Dotada de força extraordinária e muita agilidade, é capaz de travar lutas de mais de uma hora de duração. Em vão a serpente atacada injeta seu veneno na muçurana, que parece ser naturalmente imune a ele.

Veja o vídeo abaixo com a captura do animal:



Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp