21/09/2017 às 10h20min - Atualizada em 21/09/2017 às 10h20min

Oceanógrafo da UERJ fala sobre o recuo da água do mar na Praia do Recanto, em Itaipuaçu

Quem foi à Praia do Recanto, em Itaipuaçu, Maricá, no último fim de semana, se assustou com o “recuo” da água do mar. Nas redes sociais, turistas e moradores questionaram os motivos para o fenômeno, levantando as hipóteses de ‘tsunami’ e maremoto.

Porém, não há motivos para preocupações. De acordo com o oceanógrafo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o professor David Zee, o “recuo” marítimo é causado pela força das correntes de vento. Comum no verão, o fenômeno neste ano apareceu ainda durante o inverno em diversas praias, não só do Estado do Rio, como no Paraná e em Santa Catarina.

“O que acontece é que no inverno, as frentes frias que se aproximam trazem ventos do Sudoeste para as praias, causando a chamada maré cheia. No entanto, neste ano, um fenômeno extraordinário chamado ressurgência de Cabo Frio, trouxe ventos de Sudeste. Neste caso, as correntes empurram a água para o fundo”, explicou.

A ressurgência de Cabo Frio também é responsável por deixar a água em temperaturas mais baixas. Segundo o professor, na medida em que o mar é “empurrado” para o fundo, as águas mais frias do oceano são lançadas às orlas. “O que se tem são águas em temperaturas de 14º e 15º C. Para observar a movimentação do vento, basta se posicionar em frente ao mar”, ensinou.

REPORTAGENS RELACIONADAS https://leisecamarica.com.br/nao-e-verdade-marica-nao-sera-atingida-por-tsunami/ https://leisecamarica.com.br/recuo-do-mar-intriga-banhistas-e-moradores-na-praia-do-recanto-em-itaipuacu/
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp