15/12/2017 às 09h55min - Atualizada em 16/12/2017 às 18h19min

Túnel Itaipuaçu-Itaipu perto de se tornar realidade


Por Romário Barros- Em entrevista exclusiva ao LSM após a reunião do Conleste nesta quinta-feira, 14, os Prefeitos de Maricá e Niterói, Fabiano Horta e Rodrigo Neves, voltaram a falar sobre os estudos para a construção de um túnel ligando Itaipu a Itaipuaçu. O Prefeito Fabiano Horta garantiu que grupos de trabalho das duas Prefeituras estão fazendo estudos de viabilidade. “- Temos discutido e essa é uma ideia complexa, não é um movimento simples que você decide de um momento pro outro, mas existe um grupo de trabalho que tem buscado fazer o estudo e esperamos avançar nisso”, disse Horta. Fabiano falou ainda que o projeto está sendo feito com cautela em razão de questões financeiras e ambientais. “- Sabemos que aquela região de Itaipu e Itaipuaçu é uma região que tem uma dinâmica de muita troca, ali é uma região muito viva que fala entre si, e acho que vamos avançar, mas é preciso que tenhamos cautela para que possamos construir as coisas do ponto de vista financeiro, ambiental, e do ponto de vista de integração social, muito ajeitado. É um projeto que estamos construindo com muito carinho, porque acho que é importante essa integração com toda Região Metropolitana, Niterói, Maricá, São Gonçalo e Itaboraí, os eixos do Conleste. Queremos discutir com muita tranquilidade, mas ao mesmo tempo com o senso de urgência que as nossas cidades precisa fazer esse debate”, enfatizou Horta. Já Rodrigo Neves disse que Niterói e Maricá são cidades-irmãs, com uma relação de muita proximidade, e que têm um fluxo diário de pessoas que se deslocam com razoável impacto nos dois municípios. “- Eu já tive alguns encontros com Fabiano debatendo ações integradas, porque Maricá e Niterói são cidades irmãs, e a população de Niterói tem um carinho enorme pela população de Maricá e a população de Maricá também tem um carinho enorme pela população de Niterói. De fato Niterói e Maricá são duas cidades que tem uma perspectiva muito positiva no próximo período e a gente precisa desenvolver esses programas integrados, inclusive na área da mobilidade urbana”, contou Rodrigo Neves. Neves falou também que se deve ter responsabilidade nos projetos e também da mobilidade entre os dois municípios. “- Nós precisamos desenvolver projetos. Nós estamos também discutindo com o estado a questão da ligação hidroviária do Rio de Janeiro, e precisamos definitivamente ter uma reconceituação da estação de Charitas, porque entendemos que ela pode triplicar a sua capacidade sem grandes obras de transporte de passageiros. Agora, a tarifa precisa ser mais acessível, porque aquela tarifa de R$ 16,50 é um preço absurdo, a classe média não tem a menor condição. Ali só a classe média alta e a classe A consegue acessar. E é possível ter ali não uma estação popular com a Arariboia, mas uma estação mais acessível. Essa é uma questão importante que tem relação também com o tema do túnel (Itaipuaçu x Itaipu) porque a gente precisa concluir agora no que vem o corredor do PGLS de Niterói, que vai ser concluído no meio do ano. À partir do segundo semestre vamos vai ter a operação desse sistema, que é pioneiro no Brasil inclusive com ônibus elétrico, primeiro BRT com ônibus elétrico do Brasil. Agora, é preciso pensar Niterói, Maricá e Região de maneira integrada, porque não podemos congestionar a Avenida Francisco da Cruz Nunes. Então viabilizar a estação de Charitas é parte desse projeto de integração com Maricá”, enfatizou o Prefeito de Niterói. Rodrigo Neves acrescentou na fala de Horta falando sobre o grupo de trabalho e disse que o projeto é viável e adiantou que dois traçados já foram apresentados. “- É muito viável tecnicamente conforme Fabiano colocou. Já tem um grupo de trabalho da Prefeitura de Niterói e de Maricá olhando traçados, inclusive já temos duas opções de traçados, com a metragem de um futuro túnel. Agora precisamos pensar não só em obras viárias, mas pensar em sistemas de transporte coletivo e melhorar a qualidade de transporte coletivo. Porque as cidades no mundo estão vivendo cada vez mais isso, pois as cidades não pode se basear no seu sistema de mobilidade no transporte individual por carro. Não adianta fazer túnel, fazer obras de infraestrutura viária e não melhorar o transporte público. Então esse túnel é muito viável, mas acho que o grande debate, além da viabilidade do túnel, é pensar um sistema de transporte que desincentive um transporte individual e que possa ser viável em quanto uma alternativa de mobilidade urbana. Então eu diria pra você que é muito provável, nós não estamos aqui anunciando nada, nem dando datas, nem cronogramas, mais é muito viável o túnel”. disse o prefeito Rodrigo Neves.
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