Para evitar problemas no momento das compras de Natal, o PROCON de Maricá lançou uma cartilha que contém as principais informações sobre os direitos do consumidor e foi às ruas ouvir os relatos das pessoas e explicar quais os procedimentos que devem ser adotados em casos de prejuízos na compra de mercadorias nas lojas.A técnica de enfermagem Clemeilda Ferreira da Silva contou que se sentiu lesada ao comprar uma geladeira e ter que pagar quase o dobro do preço original, em função da cobrança da garantia estendida. “A geladeira era mil reais e saiu por dois mil reais. O vendedor explicou que o valor adicionado era por causa da garantia estendida. O cidadão que desconhece as leis acaba se prejudicando. Eu achei um absurdo”.A coordenadora do PROCON, Angélica Spíndola, alertou para que as pessoas fiquem atentas em casos de compra com venda casada – prática ilegal onde um produto é vendido condicionado a outro, sem que o consumidor tenha conhecimento.“Nós temos alertado às pessoas a não fechar esse tipo de contrato, uma vez que ele é abusivo. Isso é ilegal desde que ele não tenha esse conhecimento”, afirmou.Ainda de acordo com a coordenadora, em situações de pagamento de cobrança indevida o cidadão tem o direito de ser ressarcido em dobro do valor.Ao ser abordado pelos agentes, Jeremias Nunes dos Santos relatou a experiência positiva ao ser amparado pelo PROCON municipal. “Procurei o PROCON de Maricá para resolver um problema com uma operadora de telefone. Eu pedi um celular e eles [a operadora] mandaram dois ao invés de um. Na hora de vender falaram que eu poderia ficar com o outro celular sem ter custo algum. Mas, ao final, eles me cobraram o valor do aparelho. Fiz um acordo e o problema foi resolvido”, comentou.Ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Procon de Maricá atua na proteção e defesa do consumidor para garantir que os direitos sejam respeitados pelos fornecedores de serviços e produtos, mantendo assim o equilíbrio nas relações e promovendo o bem comum.Em casos de problemas com fornecedores de serviços e produtos, o consumidor deve procurar o PROCON de Maricá, levando carteira de identidade e a nota fiscal para fazer a reclamação. O PROCON está situado na Rua Álvares de Castro, n° 346, centro, no 1° piso da Prefeitura de Maricá e seu atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.