14/03/2018 às 15h34min - Atualizada em 14/03/2018 às 15h34min

Para vereadores, a intervenção federal aumentou violência em Maricá


A segurança pública foi tema de debate mais uma vez durante sessão ordinária ocorrida na Câmara Municipal de Maricá. Os vereadores demonstraram preocupação com os casos de assalto que têm ocorrido na cidade nos últimos dias. Para os parlamentares, os índices cresceram após o início da intervenção federal.

Rony Peterson (PR) abordou os crimes ocorridos nas unidades escolares. Há casos de pais de alunos que estão sendo assaltados enquanto levam ou buscam os filhos nas escolas. Marcus Bambam (PV) explicou que pedirá a presença de guardas municipais nos colégios do município.

 “A segurança no parque El Dourado e Araçatiba, por mais que a prefeitura faça sua parte, está ameaçada. Os criminosos estão muito audaciosos. Vou conversar com o Netto (secretário de Segurança), para nos horários de entrada e saída de escolas terem Guardas Municipais para dar uma sensação de segurança. Vou falar com o secretário e tenho certeza que fará ação em Maricá”, explicou Bambam.

O presidente da Câmara, Aldair de Linda (PM), informou que fará ofício pedindo uma solução rápida para o problema de segurança pública em Maricá. “Acho que temos que tomar uma providência. Podemos ver para fazer ofício porque é preciso tomar atitude”.

O vereador Chiquinho (PP) sugeriu mais policiamento nas áreas escolares. “O 12° BPM tem que soltar um grupo de policiais para dar um choque de ordem. Sei que os policiais estão trabalhando, mas a cada dia que passa a situação piorou”, disse.

O vereador Filippe Poubel (DEM) salientou a necessidade de união dos vereadores para buscarem ajuda junto aos responsáveis pela intervenção.

O líder do Governo, Fabrício Bittencourt (PTB), sugeriu a criação de uma comitiva dos poderes Legislativo e Executivo para uma reunião com o interventor. “Acho que temos que fazer uma comitiva. Temos que marcar agenda com o interventor. Vamos marcar com o prefeito e vamos mostrar que queremos resolver isso. Vou levar esse problema ao prefeito”.

O vice-presidente, Frank Costa (Solidariedade), aproveitou para pedir que a população faça os registros de ocorrência para que a polícia tenha ciência de onde há mais índices de criminalidade.

O vereador Ricardinho Netuno (PEN) questionou sobre a presença de vigilantes nos módulos de segurança e não de policiais militares. Em resposta, Fabrício Bittencourt explicou que os PMs estão circulando nos bairros da cidade. Em contrapartida, Filippe Poubel questionou o fato de os vigilantes não serem munidos de armas de fogo.

“A prefeitura está fazendo estudo para poder portar armas de fogo”, respondeu Aldair de Linda.

Durante a sessão, o vereador Filippe Poubel informou que cerca de 40 policiais militares cercaram as entradas e saídas da cidade em busca de criminosos. “Nossa cobrança está ecoando. Em conjunto com o PROEIS nesse momento está havendo operações com mais 40 policiais. Temos que nos unir”.

Os vereadores Marcinho da Construção (DEM) e Felipe Paiva (PC do B) falaram sobre a importância de investir em tecnologia na segurança pública.

Serviços e Educação - O vereador Rony Peterson falou mais uma vez do serviço prestado pelas concessionárias em Maricá. Ele repudiou o reajuste da energia elétrica. “Falo mais uma vez de roubo legalizado no aumento das contas de luz. A conta aumentou em 20%. A Enel cobra o que quer e do jeito que quer. Não tem um órgão que possa estar ao lado do contribuinte. Fica aqui o meu repúdio a essa empresa que presta um serviço horroroso”.

O vice-presidente Frank Costa também lamentou o reajuste nas contas. “Fiquei indignado com o aumento e o mais engraçado é que o serviço continua uma porcaria. Precisamos entrar com ação pedindo que não aumentem a energia. Até o final do ano vai aumentar em 44% de aumento”.

O vereador Ismael Breve (DEM) também lamentou os serviços da Enel questionando o porquê da concessionária ter retirado o poste de uma praça da cidade.

O vereador Chiquinho mais uma vez pediu esclarecimento sobre o benefício do Bilhete Único Universitário que está atrasado. Em resposta, o presidente Aldair de Linda explicou que o cartão será regularizado a partir de abril.

Saúde e mobilidade – O vereador Marcus Bambam (PV) falou sobre o surto de conjuntivite que assola o Estado do Rio de Janeiro. “Quero falar sobre conjuntivite. Fui falar com a subsecretária de saúde e ela orientou para que as pessoas busquem postos próximos de sua casa para verificar se realmente é conjuntivite”.

O vereador Ricardinho Netuno pediu a instalação de bicicletários em toda a cidade. O presidente, Aldair de Linda, informou que levará o pedido ao prefeito. Ele também pediu que os vereadores discutam o nome do novo hospital que está sendo construído na cidade. “Quero falar sobre o projeto de lei para homenagear a doutora Zilda Arns. Recebi comentários para discutir o nome do hospital dessa cidade. Essa Casa tem que discutir isso”.

Ordem do Dia – Foi votado projeto de lei complementar que cria área de especial interesse urbanístico AEIU-Nova cidade, destinada para projeto específico de ordenamento do espaço urbano, com a previsão de novo centro cívico e de ligação viária entre bairros.

Também foi votado Projeto de Lei de autoria do vereador Richard Alter Seal, que cria o atendimento odontológico da mulher.

Foi votado parecer da Comissão de Justiça e Redação Dinal pela admissibilidade ao projeto de lei de autoria do vereador Ricardinho Netuno, que dispõe sobre a instalação nos semáforos de sinais sonoros que permitam a facilitação do trânsito aos deficientes visuais nas principais vias no município.

Foi votado parecer pela admissibilidade com emendas, ao Projeto de Lei Complementar de autoria do vereador Rony Peterson, que revoga o parágrafo único e inclui os parágrafos da lei complementar nº 195 de 20/10/2009.

Foi votado parecer pela aprovação com emenda, ao projeto de lei de autoria do vereador Ricardinho Netuno, que dispõe sobre a implantação do sistema águas limpa nas praias, rios e lagoas.

Foi votada moção de autoria do vereador Ismael Breve de Marins, ao economista e administrador Maurício Cláudio dos Santos Chaves. Foram votadas moções de autoria do vereador Chiquinho aos policiais, Maurício Vianna Câmara, Fábio Marinho Antunes,  José Ricardo Esteves Guimarães, Alessandro Ernesto Da Silva, Marcioclei Diniz Cabral E Cristiano Alves Bonfim.

Também foi votada moção do vereador Marcinho da Construção a Jorge Silva (Jorge da Ambulância). Também foram entregues três moções do mesmo vereador aos policiais Jeferson Gil, Anderson da Silva e André Batista.

CONFIRA A SESSÃO DESTA QUARTA-FEIRA, 14, NO VÍDEO ABAIXO [gallery columns="2" ids="149818,149819,149820,149821,149822,149823,149824,149825,149826,149828,149829,149830"]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp