19/04/2011 às 18h00min - Atualizada em 19/04/2011 às 18h00min

CEFET em Niterói e em Maricá NADA

Políticos da cidade de Niterói estão pleiteando um unidade federal

Niterói está pleiteando a construção de um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica - antigo Centro Federal de Ensino Técnico (Cefet) na cidade. A iniciativa, do deputado federal Chico D'Ângelo (PT) e do vereador Vitor Júnior (PT), tem foco na construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí. Os parlamentares apontam a demanda de mão de obra qualificada a ser gerada pela instalação do pólo petrolífero no município vizinho o fator determinante para a mobilização.

- Já está confirmado que em maio serão anunciados os quatro municípios do Rio que serão contemplados com os institutos federais. Desde a semana passada, estou em negociação com o coordenador do MEC (Ministério de Educação) enumerando os motivos pelos quais Niterói merece receber uma unidade, e ele está sinalizando de forma positiva - explica D'Angelo.

No próximo dia 28, a Câmara dos Vereadores realizará uma audiência pública às 19h para debater os benefícios de a cidade ser uma das escolhidas para receber o instituto. Representantes MEC, da Secretaria municipal de Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Petrobras já confirmaram presença.
O deputado enfatiza ainda que a construção da unidade será toda custeada pelo governo federal, e caberia à prefeitura apenas ceder um terreno.

Região Oceânica poderá receber o instituto

Na avaliação do vereador Vitor Júnior, a nova unidade, caso seja construída em solo niteroiense, deveria ser instalada na Região Oceânica para, desta forma, beneficiar também os moradores de Maricá:
- Niterói tem uma unidade Cefet/Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) no Barreto. Esta unidade beneficia os niteroienses e também os gonçalenses. Uma unidade na Região Oceânica será ideal para atender ao restante da cidade e ainda favorecer Maricá.

Junior enfatiza ainda que dezenas de empresas pegaram carona na implantação do Comperj e estão migrando para essa parte da região metropolitana.

- Além do refino do petróleo, será produzida em Itaboraí uma série de derivados do material. Temos confirmação de instalação de 200 novas empresas na região. Só o Comperj vai gerar 30 mil empregos diretos. As demais empresas serão responsáveis por 150 mil postos de trabalho indiretos. Neste contexto, uma política de qualificação de mão de obra é fundamental - conclui o vereador.

Vitor Júnior lembrou ainda que a Petrobras, em parceria com a UFF, está fazendo um diagnóstico para identificar quais cursos de qualificação serão demandados na região. (Isabel de Araujo)

Comentário do Orkut:
Porque que não trazem pra Maricá, ao invés de ser em Niterói?
Porque que tudo quanto é investimento tem que se concentrar em Niterói?
Ainda por cima nos bairros mais ricos e mais privilegiados?

Niterói já é a sede da UFF, da FAETEC, de inúmeras outras universidades e escolas técnicas. Já existe uma unidade do CEFET em Neves - SG, próximo ao Barreto em Niterói. Não é o suficiente?
Será que a vizinha pobre e atrasada não merece ser privilegiada pelo menos uma única vez?
Engraçado que só o pessoal de Maricá é que tem que se deslocar pra Niterói. A distância entre as duas cidades é a mesma!!!

Saquarema que é uma cidade isolada, está ganhando uma sede da FAETEC, com ensino médio técnico, só por ser a cidade de Paulo Mello. Porque não fizeram em Araruama ou em Maricá, já que estas cidades são muito mais populosas, e dessa forma beneficiaria muito mais gente?
Esse pessoal acha que Maricá continua sendo uma cidade desabitada, e inóspita. Alô alô políticos...já somos 127 mil habitantes, e em 10 anos esse número vai dobrar. Não faz sentido ficarem polarizando os investimentos públicos em um único lugar, servindo-se da justificativa que em Niterói beneficiaria mais gente, já que esta cidade já é mais que bem servida de inúmeros serviços.

Quem mora em Maricá, também é brasileiro!

Alô pessoal do PT de Maricá....façam o favor de pelo menos lutarem pra poder trazer o CEFET pra cá, como foi prometido inúmeras vezes pelo atual prefeito! 

Mande também o seu comentário através do email: leisecamarica@gmail que publicamos! 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp