04/01/2011 às 03h31min - Atualizada em 04/01/2011 às 03h31min

Viação Nossa Senhora do Amparo é uma das cinco empresas intermunicipais com o maior número de reclamações

As cinco empresas intermunicipais com o maior número absoluto de reclamações ao longo de 2010 - sem levar em conta a relação frota x registros - foram a Rio Ita (508), Fagundes (394), Viação União (332), Viação 1001 (302) e Nossa Senhora do Amparo (288). A informação foi divulgada nesta segunda-feira, pelo Departamento de Transportes Rodoviários (Detro). Ao longo de 2010, 5.756 reclamações registradas pela ouvidoria do órgão e encaminhadas às empresas para as medidas cabíveis. Uma portaria prevê multa de R$ 1.786,82 às infratoras que não retornarem os questionamentos dos usuários através do Detro, no prazo máximo de 10 dias úteis a partir do quinto dia do envio da reclamação.

Entre as principais queixas dos usuários estão descumprimento do quadro de horários, negação da gratuidade, ônibus em mau estado de conservação e motoristas desrespeitosos. Os registros feitos na Ouvidoria do Detro - pelo telefone (21) 2332-9535 ou pelo email [email protected] - são usados também para nortear as ações de fiscalização, em especial, no transporte regular por ônibus, e deram origem à operação "Legal tem que ser legal", realizada rotineiramente nos terminais rodoviários para checar as condições de tráfego dos veículos disponibilizados pelas empresas intermunicipais. A maior parte das reclamações recebidas pela Ouvidoria do Detro é referente ao horário irregular, com um total de 817 registros; seguida de motoristas que não param no ponto, com 796 ocorrências; e pela falta de ônibus de duas portas, com 652 registros.

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