02/04/2019 às 23h03min - Atualizada em 02/04/2019 às 23h07min

Postos Ipiranga de Maricá e de todo o Estado terão que mudar publicidade após fiscalização do Procon Estadual

Postos Ipiranga vão mudar publicidade no Rio de Janeiro após fiscalização do Procon Estadual

Antigo material foi retirado dos postos fiscalizados e será substituído por material publicitário mais claro ao consumidor

O Presidente do Procon Estadual, Cássio Coelho, realizou na última segunda-feira (01/03) uma reunião com Guido Silveira, Diretor Jurídico do Grupo Ipiranga, e João Batista Cursino de Moura, Vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, de Lubrificantes e de Lojas de Conveniência do Município do Rio (Sindcomb Rio). O objetivo do encontro foi apresentar o novo material do Ipiranga da campanha publicitária do aplicativo para Smartphones “Abastece Aí”. No dia 11 de março, fiscais do Procon-RJ realizaram a primeira ação da Operação Ilusão de Ótica, que mandou retirar de vários postos de combustíveis da rede Ipiranga na cidade do Rio, cartazes e placas da campanha do aplicativo que poderiam induzir o consumidor ao erro. A partir dessa segunda, o novo material publicitário da campanha começará a substituir o anterior em todos os 2.100 postos de combustíveis da rede Ipiranga no estado do Rio. “Este material publicitário que vamos implantar nos postos do Ipiranga aqui no Rio já é utilizado no restante do país”, informou Guido Silveira.

A ação de vistoria foi baseada em denúncia de um consumidor. Ao abastecer no posto Ipiranga, um aposentado percebeu que o preço da gasolina era diferente do anunciado no enorme cartaz que o convidou a utilizar aquele estabelecimento. O funcionário explicou, no entanto, que a oferta era apenas para clientes que efetuassem a compra de combustível através do aplicativo “Abastece Aí”, que faz parte do programa de fidelidade "Km de Vantagens Ipiranga". Estas informações, quando aparecem nos cartazes, estavam muito pequenas. O consumidor não tinha conhecimento de forma clara, precisa e ostensiva de quanto de fato deveria pagar de gasolina ou etanol se não usar o aplicativo.

A Diretoria Jurídica do Procon-RJ confirmou que o novo material publicitário esclarece o consumidor de forma satisfatória sobre o produto ofertado pelo aplicativo e sobre o seu valor, se for adquirido de forma tradicional. “A partir de uma denúncia, fizemos uma ação de fiscalização e os postos prontamente atenderam nosso pedido de retirada do material que poderia confundir o consumidor. Os representantes da empresa e do sindicato nos procuraram para apresentar o novo material da campanha deles. Nossa Diretoria Jurídica aprovou e ela vai ser instalado em todos os postos da rede no estado”, afirmou o ´presidente Cássio Coelho.

Também como parte da conversação, o Grupo Ipiranga se prontificou a oferecer gratuitamente aos fiscais do Procon Estadual um curso técnico com certificado e equipamento para realizar testes no laboratório da empresa e verificar se o combustível está ou não adulterado.


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