Maricá é uma das cidades pioneiras no Brasil a oferecer aulas gratuitas de remo através do Projeto Navegar, uma iniciativa da Prefeitura, realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer.
O projeto visa democratizar o acesso a esportes náuticos e promover a inclusão social, além de oferecer benefícios significativos à saúde para todas as idades e níveis de condicionamento físico.
As aulas, conduzidas por professores qualificados, como a professora de remo Viviane Correia, ensinam desde as técnicas básicas até o aperfeiçoamento, destacando valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito. "Ensinamos tudo do zero e com muita calma, além de fazer passeios pelas lindas ilhas da nossa cidade", comenta Viviane.
Nesta quinta-feira, 19, o projeto realizou uma aula temática em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental. O evento contou com a participação de psicólogos e assistentes sociais, promovendo uma integração entre os participantes.
O remo, além de ser um excelente exercício cardiovascular, proporciona benefícios físicos e emocionais, fortalecendo o coração, melhorando a circulação e promovendo bem-estar mental, especialmente ao praticar em meio à natureza.
Atualmente, o Projeto Navegar atende 131 pessoas a partir dos 9 anos de idade, sendo parte do programa Maricá Esporte Presente, que oferece 35 modalidades esportivas à população.