20/05/2019 às 15h54min - Atualizada em 21/05/2019 às 13h48min

Empresa manterá esforços para licenciar empreendimento na Restinga de Maricá

Grupo espanhol, que defende projeto sustentável com 6,4% de ocupação predial e criação de segunda maior reserva particular de restinga do Estado, seguirá na busca de todos os meios legais para viabilizar complexo turístico-sustentável

A IDB Brasil, responsável pelo projeto Fazenda São Bento da Lagoa, que está sendo desenvolvido numa área de 840 hectares em Maricá, com apenas 6,4% de ocupação predial, confirmou nesta segunda-feira que manterá todos os esforços legais e legítimos para licenciar e concretizar a implementação do empreendimento.

volvido numa área de 840 hectares em Maricá, com apenas 6,4% de ocupação predial, confirmou nesta segunda-feira que manterá todos os esforços legais e legítimos para licenciar e concretizar a implementação do empreendimento.

Na última semana, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) não tinha competência para suspender a liminar que vem obstruindo a construção de projetos na região do empreendimento. Não há, no entanto, qualquer decisão definitiva no sentido de impedir o empreendimento.

O diretor-executivo da IDB Brasil, David Galipienzo, sustenta que a empresa não apenas segue seu interesse em empreender no município, mas garante que, uma vez licenciado, entregará um projeto com padrões de sustentabilidade inéditos no Estado:

“Desenhamos um empreendimento totalmente orientado para o desenvolvimento sustentável, confortavelmente de acordo com as regras do licenciamento ambiental. Seguiremos mais firmes que nunca na missão de entregar a Maricá um projeto inovador, que transformará o turismo, a economia e estimulará o avanço social de Zacarias. Vamos empreender todos os esforços legais e legítimos para levar o licenciamento adiante”, disse.

NA FASE DE OPERAÇÃO, PREVISÃO DE GERAÇÃO DE 36 MIL EMPREGOS

O projeto, desenhado para ocupar apenas a área permitida pela legislação ambiental, resguarda a restinga do município com a criação de uma enorme Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a segunda maior do Estado do Rio neste ecossistema, e com a criação de um Centro de Pesquisas Ambientais, que impulsionará estudos para a conservação das espécies mais importantes da região.

A construção do empreendimento vai gerar uma inédita oferta de empregos na região. Só no período de construção, o empreendimento gerará milhares de empregos diretos e indiretos. Já em plena fase operacional, a Fazenda São Bento da Lagoa prevê gerar mais de 36 mil empregos, dos quais aproximadamente a metade serão diretos, reforçando sua vocação como um dos principais polos geradores de empregos da região. Para valorizar a mão de obra local, a IDB Brasil vai priorizar a contratação de moradores de Maricá.

O empreendimento mira o avanço social do município: dá escrituras públicas a todos os moradores da comunidade de Zacarias, garante infraestrutura urbana equivalente à do projeto, qualifica os trabalhadores para o turismo, estimula a pesca com equipamentos de apoio e investe na manutenção da cultura local com a construção da Casa do Caiçara.

REPORTAGEM RELACIONADA

https://leisecamarica.com.br/stj-determina-preservacao-ambiental-da-restinga-de-marica/

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp