21/05/2019 às 15h26min - Atualizada em 21/05/2019 às 15h26min

Guarda Municipal de Maricá realiza estudo para elaborar edital do concurso público

A Prefeitura de Maricá, município na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, já iniciou os preparativos do concurso para guardas municipais. De acordo o órgão, estão em andamento os estudos para a elaboração do edital.  As informações são da Folha Dirigida.

A informação foi transmitida pela Assessoria de Imprensa da prefeitura nesta terça-feira, 21. O setor não respondeu sobre o vencimento do cargo e o nível de escolaridade exigido para ingresso. 

No último concurso, realizado em 2011, o requisito foi o nível fundamental. No entanto, o secretário de Segurança, Celso Netto, já havia mencionado que a Pasta trabalha no plano de cargos e salários da categoria. Com isso, não se sabe se a escolaridade será alterada. .

A oferta de vagas do concurso também não foi oficialmente anunciada pela prefeitura. A expectativa é que seja um número atrativo, tendo em vista que não há seleção em validade para a carreira da Guarda Municipal. O órgão só poderá contratar mais efetivos quando homologar o novo edital.

O cargo de guarda municipal era esperado no último concurso da prefeitura, realizado em 2018, mas as vagas não foram contempladas. O anúncio da nova seleção foi feito pelo secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá, Celso Netto, durante uma solenidade realizada no dia 13 de abril.

.  “Estamos investindo na construção de um plano de cargos e salários, estrutura e logística. Além disso, estamos planejando um novo concurso público para aumentar o efetivo.

Último concurso da guarda teve 50 vagas
O último concurso da Prefeitura de Maricá que contemplou o cargo de guarda municipal foi realizado em 2011. O edital ofereceu 235 vagas, das quais 50 eram para a carreira da Guarda, órgão subordinado à prefeitura. Para ingressar foi exigido o nível fundamental completo. O vencimento básico, na época, era de R$599,50 para trabalhar 40 horas por semana. Vale destaca que o valor passará por reajustes e, portanto, será maior no próximo edital.

Na época, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, eliminatória e classificatória; teste de aptidão física, apenas eliminatório; e curso de formação. O exame de múltipla escolha foi composto por 40 questões sobre, sendo dez de Língua Portuguesa, dez de Matemática e 20 de Conhecimentos Específicos.

O teste físico foi aplicado apenas aos primeiros 100 candidatos aprovados no exame objetivo e consistiu em testes de resistência e força, que abrangiam: corrida de 2.400 metros e corrida rasa de 100 metros. Os habilitados foram convocados para o curso de formação inicial, realizado em horário integral. Para ser efetivado foi preciso ter frequência mínima em 90% das aulas. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp