24/05/2019 às 01h29min - Atualizada em 24/05/2019 às 01h30min

Maricá sanciona Lei e se torna a primeira cidade do Brasil que reconhece os "cybers atletas"

O prefeito Fabiano Horta (PT) sancionou o projeto de lei do vereador Dr. Felipe Auni (PSD), que torna Maricá o primeiro município do Brasil a reconhecer os "cybers atletas".

Em 2018, os irmãos Pedro e Gabriela Sant’Anna, juntamente com seu pai Jeff criaram um projeto em Maricá, para incentivar o cenário competitivo de e-Sports na cidade. O Maricá Eletronic Sports League (MESL) trabalha para ajudar e facilitar a vida de quem quer se inserir no meio profissional dos esportes eletrônicos.

Em entrevista, Gabriela conta que a ideia veio de seu irmão, que queria “organizar” os amigos que já jogam há muito tempo. “Quando eles se reuniam pra jogar perceberam que se eles se organizassem conseguiriam ter torneios melhores”, diz ela.

Além disso, Gabi, como é conhecida, disse que há mais ou menos três anos e meio ela e seu irmão resolveram marcar um encontro em uma pizzaria de um amigo da família, para organizar a ideia de um pequeno torneio. Eles acreditaram que a adesão seria baixa, mas no dia o número chegou a quase 90 pessoas, entre amigos, jogadores e aqueles que foram “só pela pizza”. Com isso, o torneio tornou-se oficial, mas ainda não havia documentação, pois embora houvesse a ideia não havia autorização oficial. Assim, o pai dos dois irmãos surgiu com a ideia de fundar oficialmente a liga, com CNPJ e tudo regulamentado.

Logo, a liga teve a ideia de apresentar o projeto para a cidade através do Geek Festival, no qual várias pessoas importantes da cidade foram convidadas, como vereadores, secretários e próprio prefeito. Um dos vereadores, Dr. Felipe Auni, vice-presidente da Câmara e da Comissão de Educação se impressionou com o projeto e aceitou a ideia de ser o interlocutor da ideia com os demais políticos da cidade.

Assim, com a ajuda do vereador, os irmãos Sant’Anna foram capazes de apresentar o projeto que evoluiu para a lei tal qual como ela é hoje. Deste modo, Maricá é a primeira e até então a única cidade do Brasil a ter uma lei municipal que reconhece os cyber-atletas e uma entidade sem fins lucrativos como fomentadora do e-Sport.

Em relação a números, a MESL tem 3 anos de idade, com 1 ano de fundação documental. Além disso, tem 192 atletas federados, cerca de 3 mil associados, com 5 projetos em andamento, 2 torneios municipais e 1 torneio estadual.

As informações são do site GBNews


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp