30/07/2019 às 19h07min - Atualizada em 30/07/2019 às 19h20min

Prefeitura entrega 110 certificados aos aprovados do EMCCEF

Cerca de 110 alunos da rede municipal de ensino obtiveram aprovação na 2º edição do Exame Municipal para a Certificação de Competências do Ensino Fundamental (EMCCEF), realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, que atesta a conclusão do Ensino Fundamental para as pessoas que não conseguiram concluir esta etapa escolar na idade apropriada.

A cerimônia de certificação dos aprovados foi realizada na sexta-feira (26/07), na quadra do CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro. O exame municipal foi direcionado a alunos da rede municipal e do Pré-Encceja (curso preparatório oferecido gratuitamente pela Prefeitura) com mais de 18 anos que a partir de agora estão aptos para cursar o Ensino Médio.

“Essa certificação é importante não apenas para a educação de Maricá, mas para todo o município, pois para esses 110 aprovados esse é o primeiro certificado de suas vidas”, disse a secretária de Educação Adriana Luiza da Costa. “A diferença desses estudantes para os da primeira edição é que aqui todos os alunos são maiores de 18 anos”, afirmou. “Maricá hoje oferece várias oportunidades para quem deseja estudar, isso desde a educação infantil, passando pelo programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), até a universidade com o Passaporte Universitário. Maricá é um município que vive e respira educação”, frisou a secretária.

“É muito emocionante e gratificante estar recebendo esse certificado hoje. Só tenho a agradecer a toda a equipe e principalmente os professores, pelo carinho e pela oportunidade que nos foi oferecida. Para mim, é a realização de um sonho conseguir concluir o fundamental com essa idade. Estou muito feliz”, contou Mônica dos Santos, de 41 anos, moradora de Inoã.

“Parei de estudar muito jovem, aos nove anos de idade, e poder voltar a estudar aos 41 anos e concluir o fundamental faz com que eu me sinta realizada. Essa é uma oportunidade que Maricá me deu e eu serei eternamente grata. Agora só penso em continuar, pois quero entrar para a faculdade”, revelou Elisângela Martins, moradora do Silvado, que sonha com a graduação de psicologia.

“Estou muito feliz. Lutei muito para chegar aqui. Comecei esse ano na primeira série, me dediquei, fiz a prova e passei”, comemorou Valcir de Oliveira Pacheco, de 51 anos, morador de Inoã. “Vou continuar estudando, inclusive já fiz minha matrícula e agora quero concluir o ensino médio. Tenho certeza de que agora consigo arrumar um emprego que valha a pena”, garantiu Valcir.

“Em outubro deste ano vamos abrir novas inscrições para o EMCCEF e os interessados não precisam estar matriculados na rede municipal. Basta ter acima de 15 anos e não ter o ensino fundamental completo, além de estar em defasagem idade-ano de escolaridade”, explicou o subsecretário de Desenvolvimento da Educação Básica, Rodrigo Moura. “É só procurar qualquer unidade escolar da rede pública municipal de ensino. Também em outubro vamos lançar o edital no site da prefeitura e é importante ler esse edital, pois lá estarão todas as informações referentes a documentos, datas e prazos. O exame deve ser realizado em novembro e conseguindo nota 5 o aluno estará aprovado”, completou Rodrigo.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp