O serviço das barcas de Niterói poderá ganhar novas linhas para o Santos Dumont, no Centro do Rio, e Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.
O edital para a conexão entre os dois terminais foi lançado pela Prefeitura do Rio nesta quinta-feira, 25, e a licitação está marcada para o dia 6 de junho.
Segundo a Prefeitura do Rio, a criança das duas novas linhas visa evitar engarrafamentos e a falta de segurança nas vias expressas da cidade, além de apresentar um atrativo turístico devido à paisagem da Baía de Guanabara. Nas justificativas do edital, o município destaca que a Linha Vermelha é uma das vias mais saturadas e perigosas da cidade.
O investimento previsto para implantação e compra das embarcações é de R$ 106 milhões, sendo que a Prefeitura pode investir até R$ 24 milhões. A empresa que tiver a proposta com menos despesas para o poder público vai ser a vencedora da licitação, com o direito de operar o serviço pelo prazo de 30 anos. A concessionária ainda terá que repassar 3% da receita com a tarifa ao município.