25/06/2010 às 11h00min - Atualizada em 25/06/2010 às 11h00min

Técnicos avaliam implantação de usina verde em Maricá

A convite do prefeito Washington Quaquá, técnicos do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pela Usina Verde montada na Ilha do Fundão, no Rio, estiveram em Maricá nesta quinta-feira (24/6) e colheram material no Aterro Sanitário Ipê Roxo, no Caxito, para avaliar a capacidade calórica do lixo da cidade. De acordo com os especialistas, os resíduos devem gerar duas mil calorias por quilo para o projeto ser viável.

O coordenador do Centro Tecnológico, Jorge do Nascimento, explicou que um módulo que processe 150 toneladas/dia gera 3,5 megawatts /hora, o que poderia fornecer energia para 30 mil pessoas.

“A partir do momento em que uma cidade implanta uma usina verde, abre um leque de possibilidades econômicas pois, além de praticar uma política ecologicamente correta, pode processar e transformar em energia resíduos vindos de outros municípios”, disse ele, que calculou em R$ 45 milhões a construção de uma usina verde de porte médio.

A secretária municipal de Projetos Especiais, Luciana Andrade, que acompanhou a visita ao aterro sanitário, disse que a orientação de Washington Quaquá é facilitar de todas as maneiras a implantação do projeto.

“Preocupado como sempre com o bem estar da população, o prefeito está acompanhando atentamente todo andamento do processo”, disse.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp