10/01/2020 às 16h00min - Atualizada em 11/01/2020 às 11h03min

Aumento de águas-vivas na Praia de Ponta Negra assusta banhistas

Foto internauta

LSM - Com a chegada do verão e do período de maré vermelha-marrom, os banhistas estão sofrendo com o aumento das águas-vivas nas praias de Maricá. Desde o começo da estação mais quente do ano, centenas de casos de queimaduras foram registrados em Maricá, principalmente na Praia de Ponta Negra.

Nesta quinta-feira, 9, uma internauta relatou ao LSM que foi queimada por uma água-viva e recebeu ajuda de ambulantes que trabalhavam na Praia de Ponta Negra. Há relatos também de crianças que foram queimadas e também surfistas.

Entenda o que é Maré Vermelha- marrom:

O acontecimento natural conhecido por maré vermelha ocorre devido à aglomeração em conseqüência da proliferação de micro-algas dinoflageladas, causando efeito na coloração da água (vermelha ou marrom) em ambientes de estuário (encontro do rio com o mar) e também em regiões marinhas.

Essas algas também produzem e liberam toxinas que causam o envenenamento das águas, afetando outras espécies, por exemplo, provocando a morte de peixes, acarretando prejuízos econômicos relacionados à atividade pesqueira.

Fatores como a grande quantidade de matéria orgânica, proveniente do esgoto e lixo doméstico lançados no meio aquático, além de tornar a água imprópria para o consumo humano, colaboram com o crescimento exagerado das algas.

A Maré Vermelha - Marrom e a época de maior reprodução desses invertebrados podem aumentar a proliferação de águas vivas, o que está acontecendo nas praias de Maricá.

Os banhistas devem tomar alguns cuidados como evitar tocar nos animais mesmo mortos na areia e avisar um guarda-vida caso seja muito grande o número de águas-vivas no mar, para que seja feito um alerta aos outros banhistas, evitando acidentes.

Recomendações após a queimadura:

1- Aplicar vinagre diretamente no local atingido por 30 segundos, ajuda a neutralizar o veneno da água viva. Em nenhum caso se deve aplicar urina ou álcool na região pois podem agravar a irritação.


2- Fazer uma raspagem no local com uma lâmina plástica, ex: Cartão de crédito.

3 - Após 20 minutos se a dor insistir, a vítima deve tomar anti-inflamatórios como ibuprofeno.

4 - Em caso de desorientação e confusão, a vítima deve ser encaminhada imediatamente para o Pronto Socorro.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp