20/02/2013 às 21h44min - Atualizada em 20/02/2013 às 21h44min

Moradores de Maricá dizem que viram meteoro no céu do município

[caption id="attachment_8087" align="alignleft" width="300"]
"Aqui da praia da Barra de Maricá meus amgos também viram". Disse Vagner Elio.[/caption]

REPORTAGEM :: ROMÁRIO BARROS - Moradores de Maricá entraram em contato com o LSM e dizem que viram uma bola de fogo no céu na manhã desta quarta-feira (20).

Moradora de Maricá que seguia para Cabo Frio disse que viu o meteoro cair. “Hoje indo para casa de Cabo Frio, eu, meu esposo e meus pais vimos um meteoro caindo no mar, gente foi impressionante, uma bola de fogo super rápida caindo do céu. Por volta de 10:35 da manhã, foi muito impressionante , cruzou o céu como uma bola de fogo e deixou um rastro no céu sentido mar.” Disse Joice Cassia.

"Aqui da praia da Barra de Maricá meus amgos também viram". Disse Vagner Elio.

Internautas associam o fenômeno à religião. “A palavra de Deus tem que se cumprir, a biblia fala no livro de Lucas cap:21 vers:11 o seguinte, E haverá, em vários lugares, grandes terremotos, e fomes, e pestilências; haverá tambem coisas espantosas e (GRANDES SINAIS DO CÉU), Jesus Cristo é o caminho a verdade e a vida.” Comentou Fabrício Oliveira.

Moradores das cidades de Araruama, Campos dos Goytacazes, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo também disseram que viram a 'bola' no céu na manhã desta quarta (20). Segundo o Clube de Astronomia de Campos dos Goytacazes, houve relatos de avistamento do fenômeno também no estado do Espírito Santo.

INPE explica que fenômeno é comum

O especialista José Williams dos Santos Vilas Boas, pesquisador da Divisão de Astrofísica do INPE explicou, por email ao G1 InterTV, o porquê da ocorrência desses fenômenos. Segundo ele, todos os dias milhares de meteoros podem ser vistos caindo no planeta, mas a maioria não pode ser vista a olho nu devido ao pouco brilho que produzem.

Ao longo do ano, a Terra passa por várias regiões no Sistema Solar, que podem concentrar grandes quantidades de partículas, conhecidas como 'meteoroides'. Durantes essas passagens, podem ocorrer chuvas de meteoros, vistas em alguns lugares do planeta. De acordo com Vilas Boas, no momento a Terra está cruzando duas regiões que podem gerar mais meteoros do que o normal e mais brilhantes.

Ele explica que essas regiões se chamam alfa-Centauride e gama-Normides. A primeira fica ativa entre 28 janeiro a 21 de fevereiro, gerando meteoros bastante brilhantes. A segunda região está ativa entre 25 fevereiro a 22 de março e produz meteoros de brilho fraco.

De acordo com o especialista, os rastros vistos nos últimos dias podem estar associados com a chuva de meteoros da região alfa-Centauride, que é vista preferencialmente do hemisfério Sul.

Ele lembra que os meteoros têm tempo de vida muito curto, podendo durar até alguns segundos nos casos de meteoros muito brilhantes ou envolvendo meteoroides de massas grandes, na escala de dezenas ou centenas de quilos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp