30/01/2020 às 18h17min - Atualizada em 30/01/2020 às 20h58min

Internauta denuncia descarte irregular de lixo e pneus às margens da RJ-106, no Parque Nanci

LSM - Enquanto a Prefeitura de Maricá vem se esforçando para adequar o município às novas Legislações Ambientais, uma parte da comunidade maricaense infelizmente anda na contramão, despejando irregularmente lixo e pneus em diversos pontos da cidade.

Um internauta enviou um vídeo nesta quinta-feira, 30, para o LSM que mostra claramente o exemplo disso. No vídeo, o internauta flagra um carro, um Volkswagen saveiro de cor verde, jogando pneus e entulhos de obras como areia e pedras às margens da Rodovia Amaral Peixoto.

Além de desrespeito com o meio ambiente e causar péssimo aspecto a rua, mau cheiro e atrair vetores de doenças, o individuo que joga lixo na rua está cometendo uma contravenção penal, prevista no artigo 54 da Lei 9.605/98 que aplica pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa.

Bruno Rodrigues, Diretor de Coletas, Resíduos e Varrição da Somar orienta que em casos de descarte irregular de lixo, o cidadão deve ligar para 0800 023 9633 e solicitar a retirada de inservíveis (móveis velhos, sucatas e outros) ou a retirada de resíduos verdes (restos de podas, troncos de árvores e etc), gerando um protocolo.

Após a geração do protocolo, em um prazo de até 7 dias, uma equipe será encaminhada até o local em data e hora agendada e fará a remoção dos resíduos. Bruno alerta que em casos de entulhos de obras, a responsabilidade não é da Prefeitura e sim do gerador dos resíduos, ou seja, proprietário da construção.

A população deve ajudar a Prefeitura denunciando os descartes irregulares, anotando a placa de caminhões, registrando imagens e enviando à ouvidoria da Prefeitura para os responsáveis serem devidamente multados.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp