09/02/2020 às 11h07min - Atualizada em 10/02/2020 às 11h39min

Balão cai na rede elétrica e assusta moradores em São José

Um balão de enormes proporções caiu na rede elétrica e assustou os moradores da Praia das Amendoeiras na manhã deste domingo, dia 09.

O caso aconteceu na Estrada Real de Maricá, em frente a uma casa de festas. Segundo informações, jovens de moto e de bicicleta estariam seguindo o balão, que caiu no fio de alta tensão por volta das 9h, e causou um enorme estouro. Imediatamente, os moradores entraram em contato com a Enel, para remoção do objeto. Por sorte, o balão não causou nenhum princípio de incêndio, mas pode ter causado algum dano à fiação elétrica.

Até o momento, equipes da Enel ainda se mobilizam para retirar o objeto, que caiu em cima do poste de energia e em cima do outdoor da casa de festas. O balão aparenta ter mais de três metros de altura.

Vale reforçar que o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) estabelece pena de 1 a 3 anos de detenção ou multa para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões, ou ainda ambas as penas cumulativamente.

A campanha “Disque-Balão” foi criada em 1999, com o propósito de estimular a população a denunciar locais de comercialização de balões, prevenir e reprimir a ação de baloeiros e a realização de festivais e desde 2013 passou a integrar o programa Linha Verde. Ela serve principalmente para sensibilizar a população para os riscos que os balões geram para a conservação e preservação dos recursos ambientais e para a segurança humana. Desde o lançamento da campanha, já foram cadastradas mais de 6.800 denúncias sobre essa atividade criminosa.

O Linha Verde solicita que a população continue denunciando locais de confecção, comercialização, soltura de balões e grupos de baloeiros com a garantia do anonimato, pelos telefones 2253 1177 e 0300 253 1177(custo de ligação local) ou ainda através do APP “Disque Denúncia RJ”, onde é possível enviar fotos e vídeos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp