26/02/2013 às 15h26min - Atualizada em 26/02/2013 às 15h26min

Monitoramento com câmeras é iniciado no Centro para mapear trânsito

Imagens vão gerar dados oficiais para plano de mobilidade urbana

[caption id="attachment_8423" align="alignleft" width="300"]
Uma das câmeras instaladas nesta terça-feira (26/02) está na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Uma das câmeras instaladas nesta terça-feira (26/02) está na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Uma das câmeras instaladas nesta terça-feira (26/02) está na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.[/caption]

A Prefeitura de Maricá iniciou nesta terça-feira (26/02) um trabalho de medição do fluxo de veículos na região central da cidade. Câmeras foram posicionadas no km 28 da RJ-106, na entrada da cidade pela Avenida Francisco Sabino da Costa, e também na Rua Domício da Gama, na Praça Orlando de Barros Pimentel.

O principal objetivo da iniciativa é monitorar aspectos como o volume de tráfego e os tipos de carros que passam por essas áreas, para a criação de um banco de dados oficiais sobre o trânsito. Até esta quinta-feira (28), pelo menos outros dois pontos do Centro da cidade serão filmados: a Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, na altura da ponte da Mumbuca, e a região que abrange a Praça do Turismo, na Rua Conselheiro Macedo Soares.

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes de Maricá, Leandro Costa, os resultados do mapeamento vão nortear o trabalho da secretaria, que iniciará em breve um estudo de mobilidade urbana. “Vamos fazer um planejamento detalhado sobre a questão da mobilidade e essas informações serão essenciais para que as decisões que impactem o trânsito da cidade estejam respaldadas, declarou, acrescentando que, com a medição do fluxo, será possível saber, entre outros aspectos, a média diária de carros que passam pelas vias e as peculiaridades de cada rua, como a concentração de caminhões e ônibus.

Ainda segundo o secretário, a utilização das câmeras será fundamental também para antecipar possíveis alterações pontuais no trânsito da região. “Se decidirmos mexer na mão de alguma via ou alterar os tempos de abertura e fechamento de semáforos, faremos isso por um motivo concreto, porque teremos os números para consultar”, defendeu Leandro.

A expectativa da secretaria de Trânsito e Transportes é que já na próxima semana a Prefeitura comece a receber os relatórios com os resultados das medições.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp