24/10/2012 às 13h23min - Atualizada em 24/10/2012 às 13h23min

Idoso é preso em flagrante por golpes no Facebook, diz polícia

Manuel Severino da Silva, de 74 anos, foi preso em
flagrante (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
G1 - Policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) prenderam nesta terça-feira (23) um idoso que praticava golpes pela internet, por meio de uma proposta de venda de um telefone celular modelo iPhone 4, ofertado via Facebook. Segundo a polícia, o homem foi flagrado sacando o dinheiro do golpe em uma agência bancária na Rua Marquês de Pombal, no Centro do Rio de Janeiro. “O estelionatário age sempre da mesma forma, oferecendo uma vantagem acima do normal. Neste caso, eram oferecidos celulares por preços muito abaixo do mercado”, ressaltou o delegado Gilson Perdigão, titular da DRCI. “Um iPhone 4, que tem um preço de mercado de cerca de R$ 1,8 mil, eles vendiam por R$ 1,1 mil”, complementou.

Procurado pelo G1, o Facebook disse que não comenta casos específicos. De acordo com o delegado, Manuel Severino da Silva, de 74 anos, agia em companhia de uma mulher identificada como Tânia Aparecida Ventura da Silva, 25 anos, que reside em São Paulo. Ela era responsável por aliciar clientes no site de relacionamento e, após concluída a negociação, encaminhava a quantia recebida para a conta do idoso, que depois repassava parte desse valor para Tânia.

Manuel foi preso em flagrante por tentativa de estelionato. Segundo o delegado, Tânia, que também vai ser indiciada por esse crime, está envolvida em outros delitos semelhantes.

Cuidados

“O consumidor deve sempre desconfiar de ofertas fora da realidade de mercado, pois podem acabar se tornando vítimas desses estelionatários”, alerta Perdigão. “É importante que todos que foram lesados prestem queixa em qualquer delegacia. Não é preciso necessariamente vir à DRCI. Muita gente acaba deixando de lado já que às vezes o valor lesado é pouco.”

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp