29/04/2020 às 15h54min - Atualizada em 30/04/2020 às 12h23min

Maricá: Saiba como fazer com preços abusivos durante pandemia de coronavírus

LSM - Desde o inicio da pandemia de coronavírus, a equipe LSM vem recebendo diversas denúncias sobre estabelecimentos que estão cobrando preços abusivos em produtos básicos. Saiba como agir quando se deparar com essa situação.

O Código de Defesa do Consumidor, proíbe o aumento dos valores dos produtos sem um motivo aparente. Uma das justificativas que são aceitas pelo mercado para o aumento dos preços é o aumento no valor dos insumos de um produto, o que faz com que os produtores gastem mais para fazê-lo e, por isso, possam cobrar um preço mais alto. No entanto, na pandemia, não é isso o que vem ocorrendo. Diversas pessoas tem visto os produtos aumentarem o seu valor de forma rápida e sem uma justificativa. Em março deste ano, por exemplo, no início da pandemia do coronavírus no país, o Procon identificou que o álcool em gel estava sendo vendido por um valor 119% maior do que antes do coronavírus. Já o preço da máscara aumentou cerca de 527%.

Ao ver o preço de um produto que aumentou consideravelmente e sem uma justificativa, se tornando abusivo, o recomendado é que as pessoas tirem uma foto do produto e do seu valor, além de tirarem uma foto da nota fiscal do mesmo produto com seu preço antes da pandemia, e enviem para o Procon Maricá, através do whatsApp: (21) 96831-0475. . Os estabelecimentos que realmente aumentarem o preço do produto sem justificativa podem receber uma multa.

Diversas ações estão sendo realizadas pelo Procon Maricá no intuito de fiscalizar as denúncias. Desde o inicio da pandemia, dezenas de estabelecimentos já foram multados em relação a aumento dos preços.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp