22/03/2013 às 20h05min - Atualizada em 22/03/2013 às 20h05min

Maricá conta com centros de hidratação contra a dengue

Nos primeiros meses de 2013, foram notificados 32.126 casos suspeitos de dengue no estado.

[caption id="attachment_9342" align="alignleft" width="300"]
Maricá conta com três centros de hidratação contra a dengue.

Maricá conta com três centros de hidratação contra a dengue.

Maricá conta com três centros de hidratação contra a dengue.[/caption]

Diante do aumento de casos de dengue, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) já implantou, em parceria com a Prefeitura três principais pontos de Hidratação no município. As informações são da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado.

Posto de Saúde Santa Rita na Rua 83 do loteamento Jardim Altântico, em Itaipuaçu, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e o Hospital Municipal Conde Modesto Leal no Centro são os pontos de hidratação em Maricá. “A indicação é que a população procure o posto de hidratação logo nos primeiros sintomas de febre e dores no corpo”. Explica Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES.

Qualquer pessoa com sintoma de dengue pode procurar as unidades, que contam com poltronas de hidratação e material para a realização de exames de sangue. A hidratação de pacientes com a doença é fundamental para reduzir o risco de agravamento da dengue e, assim, conter possíveis óbitos.

Números da doença - Durante a 9ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º de janeiro até 2 de março) foram notificados 32.126 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro. Nesse período, nenhum óbito foi registrado. Os dados de casos notificados foram compilados pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de informações inseridas no sistema pelos municípios até 13h de 5 de março de 2013.

No mesmo período de 2012 foram notificados 26.272 casos suspeitos de dengue no estado, com um óbito. Durante todo o ano passado foram notificados 184.123 casos suspeitos de dengue no estado, com 42 óbitos. Na comparação entre 2012 e 2011, apesar do aumento de 9,34% nas notificações por dengue, a quantidade de óbitos caiu 70% no mesmo período.

Campanha 10 Minutos Contra a Dengue - A campanha da Secretaria de Estado de Saúde é o tom de alerta para evitar um alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp