LSM - Após anunciar que os vigilantes bancários do estado entrariam em greve nesta segunda-feira, 20, a justiça expediu uma liminar ordenando que haja um efetivo mínimo de dois vigilantes simultaneamente por agência bancária. Antes, a taxa mínima exigida para a situação era de 30%, mas a Justiça mudou isso. A situação causou receio nos seguranças.
A decisão foi assinada pelo Desembargador Enoque Ribeiro dos Santos, que destacou que a função trata-se de um "suporte à maioria dos serviços necessários à manutenção da economia brasileira", durante o período de luta contra o coronavírus.
Caso a decisão não fosse obedecida, uma multa de R$50 mil será aplicada diariamente ao sindicato responsável. Por este motivo, os vigilantes suspenderam a greve.
A greve dos vigilantes bancários foi anunciada após uma assembleia da categoria que durou cerca de quatro dias em todos os sindicatos do estado, depois dos empresários não darem reajustes salarial, nem ticket alimentação e ainda retirarem o plano de saúde da categoria.
Vale lembrar que a greve continua ocorrendo no restante do estado do Rio de Janeiro. Segundo Cláudio Oliveira, o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Niterói e Região (SVNIT), a greve só teria sido suspensa em Maricá, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e região.