13/03/2013 às 13h58min - Atualizada em 13/03/2013 às 13h58min

Aterro sanitário do Caxito será fechado

[caption id="attachment_9378" align="alignleft" width="300"]
Lixão será interditado pelo prefeito Quaquá e o Secretário de Meio Ambiente, Carlos Minc.

Lixão será interditado pelo prefeito Quaquá e o Secretário de Meio Ambiente, Carlos Minc.

Lixão será interditado pelo prefeito Quaquá e o Secretário de Meio Ambiente, Carlos Minc.[/caption]

Nesta quinta-feira (14), o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, e o secretário Estadual de Ambiente, Carlos Minc, participam do ato público que marca o encerramento oficial das atividades do aterro municipal do Caxito.

Numa visita ao local, as autoridades vão detalhar a operação que levará, diariamente, todo o lixo recolhido em Maricá para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) em Itaboraí, empresa vencedora de uma licitação realizada em abril de 2012 pela prefeitura. O fechamento do aterro representa o início da liquidação de um passivo ambiental de 13 anos na cidade. Mesmo com a nova destinação para o lixo, o modelo de coleta em Maricá não será alterado.

Outras ações na área ambiental estão em andamento em Maricá. A prefeitura estuda, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a criação de um Plano de Controle e Remediação do solo em que funcionava o aterro do Caxito.

A extinção dos lixões é uma determinação da lei federal 2.305, de 2010, por meio do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a substituição por aterros sanitários até agosto de 2014. Ao contrário dos lixões, os aterros têm preparo no solo (nivelamento de terra com o selamento da base com argila e mantas de PVC extremamente resistentes) para evitar a contaminação de lençol freático.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp