13/03/2013 às 19h41min - Atualizada em 13/03/2013 às 19h41min

Policiais militares iniciam capacitação para legalizar motofretistas

[caption id="attachment_9405" align="alignleft" width="300"]
Detran oferece capacitação para Policiais Militares. Professora: Patrícia Santos. Fotógrafo: Clarice Castro

Detran oferece capacitação para Policiais Militares. Professora: Patrícia Santos. Fotógrafo: Clarice Castro

Detran oferece capacitação para Policiais Militares. Professora: Patrícia Santos.
Fotógrafo: Clarice Castro[/caption]

Começou nesta quarta-feira (13/3) a capacitação de 45 policiais militares responsáveis pelo curso de especialização que será oferecido, a partir de abril, a motofretistas do Rio de Janeiro. Nas aulas gratuitas, serão ensinadas noções básicas de legislação de trânsito, gestão de risco sobre duas rodas, entre outros temas. O curso faz parte de acordo de cooperação técnica firmado entre a Polícia Militar e o Detran para fazer cumprir a Lei Federal 12.009/09, que determina que, a partir do dia 2 de setembro de 2013, os motofretistas só poderão exercer legalmente a profissão se participarem da capacitação.

A qualificação para PMs, que termina no dia 26 de março, tem carga horária de 180 horas e é realizada por 17 agentes do Detran. Os policiais, que receberão certificados de instrutores, estão sendo preparados para ministrar aulas para motofretistas em 12 Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e nove batalhões de Polícia Militar. Cerca de 22 mil profissionais da moto devem ser formados todo ano, no Estado do Rio, através da capacitação com os PMs. Serão 30 horas de aulas, sendo 25 teóricas e cinco práticas.

– Esta iniciativa formará policiais com um olhar diferente, um olhar educacional. E, como profissionais que também atuam na área do trânsito, poder trabalhar na formação de motofretistas que diariamente transitam pelas ruas – disse a analista em Educação para o Trânsito do Detran, Grace Paul.

Lotada na UPP do Vidigal, a soldado Tatiana Sanches afirmou que aproximadamente 250 motofretistas atuam na comunidade pacificada.

– Já implantamos o uso de coletes e capacetes (para motofretistas que circulam na comunidade). Este curso irá estreitar os laços com a comunidade – disse o policial.

O terceiro sargento do 24° BPM, em Queimados, Carlos Alberto Moura Filho disse que o curso realizado em parceria com o Detran será importante para levar o conhecimento da educação no trânsito aos motofretistas.

– Acabei de saber nesta aula, que 70% dos casos que aparecem no setor da ortopedia dos hospitais são oriundos de acidentes de moto. Temos que mudar esta realidade – ressaltou o PM.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp