27/07/2020 às 22h21min - Atualizada em 28/07/2020 às 13h09min

SAMU de Maricá promove treinamento interno para capacitação dos novos socorristas

LSM- Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Base de Maricá realizaram um treinamento interno para capacitação e aprimoramento aos novos socorristas que irão compor as novas equipes. O treinamento aconteceu nesta segunda-feira, 27, no pátio de instrução, anexo ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro de Maricá.

Cerca de vinte novos profissionais, dentre enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulâncias participaram do treinamento promovidos pelos próprios colegas veteranos. Temas como, Parada Cardiorrespiratória (PCR), Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), manobras de extricação – imobilização de vítimas de acidentes automobilístico e trauma – além de reconhecimento dos equipamentos usados nas ambulâncias, foram abordados e vivenciados pelos participantes.

Em entrevista ao LSM, o enfermeiro Hans Bossan, - que é instrutor da SAMU - falou sobre o curso ministrado e a importância do treinamento da equipe.

“O curso é habilidade, a gente trabalha com habilidade e atendimento direto ao paciente então acaba tendo que ter esse fine para poder fazer um bom atendimento. Quanto mais a gente, treina menos a gente erra e treinando, eu vou minimizar os erros no atendimento. A gente faz no SAMU um treinamento constante, ou seja, aqui temos uma educação continuada para que evite erro no nosso dia-a-dia. O objetivo é fazermos um atendimento de ponta, de qualidade, de primeira no SAMU. ” Explicou o enfermeiro Hans. “Para poder fazer o melhor atendimento - rápido, eficiente e dinâmico - causando menos lesões; saída das ambulâncias com rapidez para o atendimento, o bom uso dos equipamentos de primeira nas ambulâncias … esses treinamentos são constantes para isso. ” Complementou.

TREINAMENTOS COM SIMULADOS E USO DE AMBULÂNCIAS

De acordo com Hans, o treinamento é primordial para a formação dos novos profissionais, porém, o mesmo é feito constantemente com todas as equipes.

“O curso é constante no SAMU, é feito com o pessoal novo, que está entrando, mas também, é uma educação contínua. Mensalmente as equipes treinam em busca do aperfeiçoamento. A gente tem treinamentos intensivos, simulados, teóricos em sala e práticas em as ambulâncias. A gente faz um treinamento em cima do material que a gente tem. Nossas equipes que estão totalmente prontas para suportar qualquer tipo de situação, tanto trauma, quanto clínica, como uma parada cardiorrespiratória. Com esse treinamento a gente prepara as equipes para poder atender esses chamados. ”

AMBULÂNCIAS COMPLETAS E COM NOVOS EQUIPAMENTOS PARA O SOCORRO

A SAMU de Maricá conta com todas as suas ambulâncias novas contendo todos os equipamentos e suprimentos necessários para os diferentes tipos de atendimentos. Uma das novas aquisições foram as pranchas infláveis.

O novo equipamento tem a vantagem de provocar menos lesão em termo de mobilidade da vítima, facilitando para um melhor transporte. Em comparação às tradicionais pranchas fixas, as infláveis se molda ao paciente quando infladas. Ao todo, são duas pranchas: uma na ambulância básica e a outra, na avançada.

A central de atendimento público da SAMU é pelo número de telefone 192. Atualmente, a cidade de Maricá possui uma base descentralizada, no Centro de Maricá e em breve, a base de Itaipuaçu será inaugurada.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp