14/03/2013 às 10h49min - Atualizada em 14/03/2013 às 10h49min

Cadeirante protesta contra problemas de acessibilidade no transporte de Maricá

Internauta denuncia que adesivos identificando o coletivo como 'adaptado' no vidro dianteiro são uma farsa.

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Eles ainda colocam o adesivo de adaptado no vidro dianteiro, mas não é adaptado, pois se fossem eu não passava por isso”. Enfatizou o Internauta.

Eles ainda colocam o adesivo de adaptado no vidro dianteiro, mas não é adaptado, pois se fossem eu não passava por isso”. Enfatizou o Internauta.

Eles ainda colocam o adesivo de adaptado no vidro dianteiro, mas não é adaptado, pois se fossem eu não passava por isso”. Enfatizou o Internauta.[/caption]

REPORTAGEM :: ROMÁRIO BARROS - Portador de deficiência que utiliza o ônibus em Maricá, o internauta Raphael Victor passa muito tempo no ponto de Inoã à espera de veículo adequado e ainda têm que contar com a boa vontade dos motoristas para conseguir embarcar. Essa é a principal reclamação do cadeirante, que também critica o despreparo dos motoristas e dificuldade de acessibilidade aos coletivos. “Os ônibus para Rio do Ouro tem a rampa, mas os frescões (Tarifa A) a grande maioria não tem”. Disse.

Alguns erros na hora do embarque e desembarque nos ônibus urbano que realizam as linhas municipais e a linha Itaipuaçu X Rio do Ouro, que contam com elevadores adaptados aos passageiros de cadeiras de rodas, ainda têm conturbado a viagem dos deficientes. Além de que há motoristas que não permitem a entrada devido à necessidade de ter que descer do veículo para acionar o aparelho eletrônico, processo que dura entre 5 a 10 minutos, segundo Raphael, alguns motoristas usam esse tempo como justificativa pra não parar, alegando que não tem como fazer a viagem no tempo certo. “Sou morador de Inoã e sou cadeirante. Para sair de casa para trabalhar tenho que ficar ligando para a Amparo para saber que hora vai passar o ônibus adaptado, pois não tem ônibus adaptado para Niterói e para o Rio de Janeiro”. Afirmou.

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Raphael diz que para chegar ao trabalho passa por dificuldades.

Raphael diz que para chegar ao trabalho passa por dificuldades.

Raphael diz que para chegar ao trabalho passa por dificuldades.[/caption]

Raphael diz que para chegar ao trabalho passa por dificuldades. “Tenho que ficar pegando três ônibus para poder chegar ao trabalho. Tenho direito de ir e vir mais não estão respeitando esse direito. Essa empresa é uma vergonha. Quando não tenho que me arrastar para subir no ônibus ainda tenho que contar com a boa vontade dos motoristas e passageiros para poder subir no ônibus.” Desabafou.

O cadeirante denuncia os adesivos no vidro dianteiro dos ônibus modelo Tarifa. Segundo ele, os adesivos são mentirosos. “Eu ligo para reclamar mais nada adianta. Eles ainda colocam o adesivo de adaptado no vidro dianteiro, mas não é adaptado, pois se fossem eu não passava por isso”. Enfatizou.

Pela Lei, desde de dezembro de 2006, todos os ônibus devem sair de fábrica adaptados. As empresas de transporte coletivo tem até dezembro de 2014 para oferecer apenas veículos adaptados a população.  A empresa foi procurada pela nossa equipe, mas até o fechamento desta matéria ninguém se pronunciou sobre o caso.
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