08/08/2020 às 14h18min - Atualizada em 13/08/2020 às 16h02min

Itaipuaçu: Base da SAMU será inaugurada na próxima semana

O distrito de Itaipuaçu ganhará uma Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) na próxima quinta-feira, 13. Uma ambulância com a equipe de socorristas ficará de plantão para o atendimento a população.

A Unidade funcionará no Complexo de Segurança do Barroco, no mesmo prédio aonde atualmente estão baseados os Bombeiros do PROG (Programa de Reforço Operacional no Grupamentos) e a Equipe de Regate da Prefeitura, que será substituída posteriormente pela SAMU.

A instalação, que está passando por obras de reforma desde a semana passada, receberá pinturas novas, mobílias, beliche nos dormitórios entre outras aquisições para o melhor conforto no alojamento das equipes de socorro.

A nova base contará com uma ambulância equipada, de classificação 'Intermediária', tripulada por um enfermeiro e um técnico de enfermagem. A equipe ficará de plantão 24 horas para tanto atendimentos em residência - regulado pela Central 192 - quanto para ocorrências em via pública, dando apoio a equipe dos Bombeiros.

UM PEDIDO DA POPULAÇÃO, UMA LUTA DA PREFEITURA E UMA CONQUISTA DE TODOS

Há tempo que os moradores de Itaipuaçu e dos bairros adjacentes vêm pedindo a construção de uma base do SAMU. As queixas eram dadas pela demora no deslocamento da base de Maricá até a residência do paciente.

Em setembro do ano passado, o Presidente da Câmara de Maricá, vereador Aldair de Linda (PT) levou a tribuna a necessidade da criação da Base da SAMU no bairro. Onde teve a aprovação de todos os parlamentares e sancionado pelo prefeito.

Desde então, o vereador Aldair, o prefeito Fabiano Horta, a secretária de saúde, Drª Simone Costa e o coordenador da SAMU de Maricá, Leonardo Ribeiro, vieram lutando para a concretização do projeto. Uma das lutas, era por aquisições de novas ambulâncias - antes Maricá possuía duas viaturas antigas, hoje, tem três novas e futuramente, ganhará mais duas totalmente equipadas.

Após lutas burocráticas com Governo do Estado e Governo Federal, a proposta saiu do papel e agora, está em fase de conclusão.

A inauguração da Base Descentralizada do SAMU de Itaipuaçu está marcada para as 14h30.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp