09/10/2020 às 22h03min - Atualizada em 10/10/2020 às 15h17min

Governo do Estado divulga cartilha com dicas contra crimes virtuais

LSM - O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou nesta semana uma cartilha com orientações para ajudar a população no combate a crimes virtuais.

O projeto contou com especialistas do Procon e da Polícia Civil para promover dicas que podem evitar que os cidadãos sejam vítimas de crimes, como roubo de senhas, invasão de rede social, pagamento de boletos falsos ou qualquer outro tipo de estelionato virtual.

Um exemplo onde costuma ocorrer fraude é através do Whatsapp. Por conta da quarentena, muitas pessoas investiram na venda de produtos e serviços através do aplicativo. E com a divulgação dos celulares, um golpe vem crescendo: a habilitação do aplicativo em outro aparelho. O crime é possível com o uso de uma senha que é enviada por SMS.

O golpista entra em contato com a vítima, se passando por funcionário de um site. Ele explica que será enviado um SMS com uma senha e solicita os números para validar o anúncio. Assim que a vítima informa o código, os criminosos passam a ter controle sobre o WhatsApp. Passando-se pela vítima, passam a pedir dinheiro para todos os seus contatos. Por isso, os especialistas recomendam aumentar a segurança do Whatspp por meio da ativação da confirmação em duas etapas.

Os especialistas reforçam o aviso: nunca abra anexos ou links de mensagens que não foram solicitadas e, em hipótese alguma, forneça seus dados pessoais.

Para saber mais dicas de como se proteger na internet, basta acessar o manual, clicando no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1D0gbtOzn8zx1WE3EHCnvp7JPtqcWTvJ3/view?usp=sharing


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp