06/11/2020 às 14h28min - Atualizada em 06/11/2020 às 20h11min

Música para os pacientes do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara

Acaba de ser implantado no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara o “Abraço Musical” – um projeto de musicoterapia coordenado pela direção de Enfermagem, com o apoio da terapeuta ocupacional Simone Ribeiro Leite Nunes.

Dois colaboradores da unidade, o enfermeiro Leonardo Nascimento e o mensageiro Wanderson Cleyton França Guimarães, conhecido como Raphael, se reuniram para apresentar a ideia: eles são músicos (violão e flauta) e tocam para os pacientes fora do horário dos seus plantões, de forma solidária.

A iniciativa está integrada à proposta da Secretaria de Saúde de Maricá: a humanização na assistência ao paciente, além de contemplar o acolhimento aos profissionais que trabalham nos setores, tendo acesso às músicas como forma terapêutica enquanto realizam seus plantões. As visitas são semanais nos dois Centro de Terapia Intensiva (CTI) e nas duas Unidade Semi-Intensivas. O projeto e seus integrantes seguem as regras, normas e padrões da Comissão de Controle e Infecção Hospitalar (CCIH) do Che.

O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara é a unidade referenciada para o tratamento especializado de Covid-19 de Maricá e região pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por isso, não há visitas de familiares aos pacientes internados. Essa é uma determinação do Ministério da Saúde e da Organização das Nações Unidas (ONU) para evitar a contágio e disseminação da doença.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp