10/04/2013 às 17h46min - Atualizada em 10/04/2013 às 17h46min

Operação ‘Calçada Livre’ retira carros das calçadas do Centro de Maricá

[caption id="attachment_11003" align="alignleft" width="300"]
Veículo impede circulação na calçada e é multado no Centro. (Foto :: Rodrigo Cabral | Internauta)

Veículo impede circulação na calçada e é multado no Centro. (Foto :: Rodrigo Cabral | Internauta)

Veículo impede circulação na calçada e é multado no Centro. (Foto :: Rodrigo Cabral | Internauta)[/caption]

REPORTAGEM :: MAURO LUIS (Edição : Romário Barros) - A Prefeitura de Maricá iniciou nesta quarta-feira (10) a ‘Operação Calçada Livre’, com o objetivo de orientar e notificar motoristas no Centro. A operação trata da desobstrução de passeios públicos (calçadas) e canteiros centrais das vias e contou com agentes da Guarda Municipal e Secretaria de Transportes com o auxílio da Secretaria de Transportes.

De acordo com um agente da Guarda Municipal é preciso que sejam retirados os veículos que ficam estacionados nas calçadas, pois esse é o espaço para a circulação de pedestres. "As pessoas precisam circular com segurança nas calçadas, por isso não é permitido estacionar nesses locais. Além disso, iremos retirar os veículos que estejam abandonados nas vias públicas", disse.

Para os pedestres está cada vez mais difícil transitar nas calçadas. Segundo a professora Maria Regina, de 48 anos as equipes estão de Parabéns pela operação. “O problema é grave porque em muitos pontos da cidade são os carros que ocupam os lugares destinados aos pedestres. Tem que fazer essa operação sempre, pois as calçadas viraram espaços para veículos”. Disse.

Estacionar em local proibido é uma das infrações mais cometidas pelos motoristas em Maricá. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro: Art. 181. Estacionar o veículo: VIII - no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público: Infração - grave; Penalidade - multa; Medida administrativa - remoção do veículo.

O que mais se vê pela cidade é carro estacionado em lugar indevido. Quando os motoristas resolvem parar em cima da calçada, sobra para o pedestre, que acaba se arriscando e tendo que transitar pela pista de rolamento. Esta situação é frequente, principalmente no centro da cidade.

A infração para quem estaciona na calçada (passeio) é considerada grave e a multa é de R$127. Quando a placa indica que é proibido parar e estacionar, a infração é grave e a multa é do mesmo valor.

[caption id="attachment_11004" align="aligncenter" width="1024"]
Operação 'Calçada livre' aconteceu no Centro. (Foto :: Rodrigo Cabral | Internauta)

Operação 'Calçada livre' aconteceu no Centro. (Foto :: Rodrigo Cabral | Internauta)

Operação 'Calçada livre' aconteceu no Centro. (Foto :: Rodrigo Cabral | Internauta)[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp