25/04/2013 às 01h00min - Atualizada em 25/04/2013 às 01h00min

Termina hoje o prazo para regularização do título de eleitor

Prazo vale para quem não votou e não justificou nas três últimas eleições. Para fazer transferência, emitir segunda via, revisão e alistamento o prazo é até dia 30 de dezembro.

[caption id="attachment_11681" align="alignleft" width="300"]
TRE de Maricá fica na Rua Ribeiro de Almeida, ao lado do Banco do Brasil.

TRE de Maricá fica na Rua Ribeiro de Almeida, ao lado do Banco do Brasil.

TRE de Maricá fica na Rua Ribeiro de Almeida, ao lado do Banco do Brasil.[/caption]

REPORTAGEM :: ROMÁRIO BARROS - Encerra hoje (25) o prazo para que os eleitores, que não votaram e não justificaram a ausência nas últimas três eleições, possam regularizar a situação e evitar que o título seja cancelado. Para regularizar a situação, os eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral até às 19 horas com documento oficial com foto e título eleitoral. Cada turno de votação é considerado uma eleição e a multa é de R$ 3,51 por cada pleito ausente.

Embora exista propaganda em rede nacional sobre o prazo de regularização, a chefe do Cartório Eleitoral de Maricá, zona 55, Monique Lavra, disse que não está havendo o entendimento de que o prazo deste dia 25 de abril é para aquelas pessoas que não votaram ou justificaram nas últimas três eleições. Quem apenas não votou na eleição passada e nem justificou não corre o risco de ter o título cancelado e pode regularizar a situação em outro período. “Quem não votou e justificou a partir de 2010, se não regularizar até às 19 horas desta quinta-feira (25) o sistema cancela. Depois, para regularizar a pessoa tem que comparecer na sua zona eleitoral. Não dá para fazer por qualquer cartório”, explicou ela.

Segundo Monique, muitas pessoas não votaram em 2012 e estão procurando o cartório “desesperadas”, pois o prazo é dia 25 de abril, “mas não é isso, o prazo é só para quem não votou ou justificou nas três ultimas”, esclareceu.

Além de não haver necessidade para algumas pessoas, Monique revelou que muitos estão procurando o cartório para fazer, por exemplo, a transferência do documento. Entretanto, como não há funcionários suficientes para atender todas as pessoas, em alguns momentos existem filas de esperas.

Conforme a chefe, neste ano não haverá fechamento do cadastro eleitoral, ou seja, até o dia 30 de dezembro os eleitores poderão fazer, por exemplo, o alistamento, a transferência de título, a revisão e emitir segunda via do documento. “Quem precisa regularizar neste momento são as pessoas que terão o título cancelado depois do dia 25 de abril. Quem não votou em 2010 e nem em 2012 está três eleições ausentes, pois em 2010 teve primeiro e segundo turno”.

Enquanto o título não estiver cancelado, o eleitor poderá regularizar a situação em qualquer cartório eleitoral. Contudo, se houver o cancelamento a situação torna-se mais complicada e, alguns casos até necessário o comparecimento na nova eleitoral que o indivíduo está cadastrado. “Hoje, se a pessoa está passando por Maricá ou talvez não tenha interesse em transferir o título, é só vir no cartório que gente faz a guia e depois dá baixa”, falou Monique a que orientou para que os eleitores verifiquem se o documento está sujeito a cancelamento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na opção "Situação eleitoral".

Complicações- O eleitor que não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp