26/07/2021 às 18h37min - Atualizada em 27/07/2021 às 08h58min

Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha: conheça a luta por trás da data histórica

Por Thayná Silva – No dia 25 de julho foi comemorado o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Diversas homenagens foram feitas no dia de ontem nas redes sociais e em alguns pontos do país para celebrar uma data tão importante para todas as mulheres negras.

No Brasil, o dia é reconhecido pela Lei nº 12.987, que institui o dia 25 de julho como o Dia Internacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, homenageando uma das mulheres que é símbolo de resistência e liderança contra a escravidão.  

Sobre o dia 25 de julho  

Em 1992 um grupo de mulheres iniciou uma mobilização pela criação da Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas, juntamente à Organização das Nações Unidas (ONU),  e conseguiram que o dia 25 de julho fosse reconhecido como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.  

O dia foi criado para lembrar a luta diária de sobrevivência e de ascensão social, indo muito além de políticas públicas e trazendo liberdade e empoderamento as mulheres negras. 

Em uma data tão importante, não poderíamos deixar de falar o quanto esse marco foi necessário para o empoderamento de mulheres negras, mulheres que não seguem uma lógica racista, que não se importam com opiniões alheias, de pessoas que gostam de inferiorizar a sua beleza ou que tentam colocá-las dentro de um padrão. Nós falamos de mulheres únicas!

Essa é a história de mulheres que carregam na pele o peso e o orgulho de ser quem elas realmente são. São elas sinônimo de inspiração, força, luta, empoderamento, liberdade e sem dúvida alguma a beleza incomparável de uma mulher de pele preta!

Pensando em uma forma de homenagear essa data e levantar a bandeira de luta e resistência da mulher negra, o site LSM escolheu algumas mulheres empoderadas, que são exemplos de inspiração e admiração, para reafirmar a necessidade de luta e exaltar a beleza de todas elas.

Em uma forma de também homenagear esse dia a Prefeitura de Maricá, irá realizar do dia 26 a 29 de julho, eventos com diversas atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O evento contará com marcações de exames ginecológicos, teste de infecções sexualmente transmissíveis (IST), entre muitas outras coisas.  

Confira a programação completa: 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp