18/08/2021 às 11h32min - Atualizada em 19/08/2021 às 11h43min

Guarda Municipal realiza palestra e anuncia implementação da Patrulha Maria da Penha em Maricá

LSM - A Guarda Municipal, através da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (SEOP), realizou uma palestra sobre a criação da Patrulha Maria da Penha na manhã desta quarta-feira, 18, no CEPT Profª Zilca Lopes da Fountoura, antigo Cenecista, no Centro de Maricá.

A palestra foi ministrada pela Coordenadora GM Neuseli, da Guarda Municipal de Duque de Caxias. Na palestra, foi anunciado o lançamento do curso Maria da Penha, que será implementado na Guarda Municipal de Maricá.

Foi anunciado que será implementado o grupamento Maria da Penha na Guarda Municipal de Maricá, com treinamento de agentes, viaturas adesivadas para o serviço, além de treinamento para que os agentes possam atender as mulheres vítimas de todos os tipo de abuso.

O grupamento será em parceria com a Secretaria da Mulher e, tem o objetivo de atender mais rápido o chamado das mulheres, que sofrem de abusos, agressões, feminicídio, entre outros. O número do telefone para atendimento será divulgado em breve.

O Secretário da SEOP, Ten. Cel Júlio Veras, afirmou que o avanço é uma grande conquista que busca favorecer e ajudar as mulheres do município.

“Essa vai ser a semente. Vamos implementar o grupamento Maria da Penha na Guarda Municipal de Maricá com treinamento e viaturas especificamente para o serviço. Estamos treinando nossa guarda para que possa dar atendimento as mulheres vítimas de qualquer tipo de abuso, crime que muito nos preocupa e que nós sabemos que a incidência, não só em Maricá, mas em toda a parte é muito grande. É um grande anseio das mulheres e acho que é uma grande conquista para nós”, disse Júlio Veras.

“Queremos colocar ao menos duas duplas diariamente, duas viaturas. Hoje, a PMERJ possui apenas uma. Isso será só o início”, concluiu Júlio.

O comandante da Guarda Municipal de Maricá, Morett, afirmou que o trabalho é individual, não uma parceria com a PM.

“Nesse curso, nós estamos especializando alguns guardas municipais porque a patrulha Maria da Penha da PM tem o contigente muito pequeno para todo o estado do Rio de Janeiro. Aqui, serão agentes da guarda mesmo, que ficarão 24 horas com a função da patrulha Maria da Penha. Como Maricá tá com um grande índice de mulheres sendo agredidas, de feminicídio, a gente vai entrar de cabeça nesse serviço”, disse o comandante Morett.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp