17/10/2021 às 17h01min - Atualizada em 18/10/2021 às 09h55min

Câncer de mama: Vamos falar sobre isso?

Vamos falar sobre esse assunto sem qualquer tipo de preconceito, ok?

Como qualquer tipo de câncer, o de mama tem um crescimento acelerado e desordenado das células, resultando em um tumor que, normalmente, tem uma textura da pele diferente do restante da mama. Por isso, o autoexame feito periodicamente é sempre bem-vindo. Tomando banho, é um excelente momento para ele ser realizado!

Porém, existem alguns tumores que são mais profundos e necessitam da avaliação de um profissional, que fará um exame mais aprofundado e irá solicitar exames de imagem para um melhor diagnóstico. Só o especialista tem condições de saber o que realmente está acontecendo, mas o autoexame é o ponto de partida. É um conjunto de ações. Procure seu médico sempre que perceber algo diferente no seu corpo. Atitudes assim é que facilitam o diagnóstico precoce, o que favorece muito no sucesso do tratamento. Pode ser uma doença silenciosa, sem qualquer sintoma, inclusive, sem dor. Entretanto, alguns dados nos chamam atenção:

1) Caroço fixo, sem dor, em mama ou próximo a ela (axilas, pescoço e clavícula)
2) Mudança na textura da pele, podendo ficar avermelhada, retraída com aspecto de casca de laranja
3) Alterações no bico do seio (retraído, mudança de cor e saída de secreção, inclusive sangue)

FATORES DE RISCO: Claro que todos esses fatores são relativos. Eles facilitam, mas não causam câncer.

PREVENÇÃO: Basicamente, evitando os fatores de risco e frequentando, pelo menos uma vez no ano, um Ginecologista.

DIAGNÓSTICO: Exame com Ginecologista; Exames de imagem (Mamografia e Ultrassom das mamas); Biópsia, caso haja necessidade

TRATAMENTO: É multidisciplinar, dependendo muito do tipo histológico, do tempo da doença, dos órgãos afetados, enfim, personalizado. Um fato importante a ser relatado é que, apesar de pouco frequente, homens também apresentam quadro de câncer de mama.

Disso tudo que foi apresentado, tudo tem muita chance de dar certo se você procurar seu ginecologista anualmente ou se perceber algo diferente em sua mama. Nós da Vida Saúde, vamos trabalhar sobre a PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. Seguindo todas as normas contra do contágio do COVID-19, teremos algumas palestras gratuitas com diversas promoções e sorteios no mês de outubro. Entre em contato e inscreva-se nesse movimento.

Autor: Dra. Ana Cristina Ibarrola, Ginecologista com mais de 30 anos de formação pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (FTESM), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp