15/10/2021 às 16h28min - Atualizada em 15/10/2021 às 16h28min

Prefeitura discute ações do Plano Diretor de Maricá

Por Jade Carvalho - A cidade Maricá completou 10 dias sem nenhum roubo de carro nesta quinta-feira, 14, mostrando a melhora no índice de criminalidade da cidade.

Os roubos de carro - que estavam se tornando cada vez mais comuns na cidade - estão sendo combatidos pelas forças de segurança do município como a Secretaria de Ordem Pública (SEOP), sob o comando do Tenente-Coronel Bueno, os Policiais Militares da 6ª Companhia de Maricá, comandados pelo Capitão Nunes, e a Delegacia de Maricá (82ª DP), dirigida Delegado Dr. Luiz Henrique.

Todas as forças de segurança estão trabalhando juntas, com o auxílio do Centro de Operações de Segurança (CIOSP) e da inteligência da delegacia, para fortalecer a segurança de Maricá, buscando diminuir a criminalidade no município.

“Essa semana completa 1 mês que assumi a companhia e a gente vem se empenhando em atacar os índices de criminalidade do município com o combate ao tráfico de drogas, ao roubo de veículos, roubo de rua, letalidade violenta e roubo de cargas”, declarou o Capitão Nunes, comandante da 6ª CIA.

“Já conseguimos nesse mês o número de 10 dias sem nenhum registro de roubo de veículo. É um número bom, sinal que estamos indo no caminho certo. Estamos nos empenhando em um trabalho de análise criminal, análise da mancha, estamos fazendo parcerias e integrações junto com o BPRv, com a Secretaria de Ordem Pública do município, que nos auxiliam muito com o PROEIS e com as câmeras do CIOSP”, concluiu o comandante.

Vale lembrar que a informação veio através dos dados da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Secretaria de Ordem Pública e Gabinete de Gestão Institucional (SEOP).

Furto x Roubo

O crime de furto é descrito como subtração, ou seja, diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência. O Código Penal prevê para o furto pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa.A lei prevê aumento de pena para quem cometa o crime durante a noite, e para os casos de furto de pequeno valor, permite diminuição ou até perdão de pena, aplicando-se apenas a pena de multa, é o chamado furto privilegiado.

O Código Penal também descreve o furto qualificado, situações onde a pena é mais grave em razão das condições do crime, como destruição de fechadura, abuso de confiança, concurso entre pessoas, entre outras.

O crime de roubo é mais grave, descrito na lei como subtração mediante grave ameaça ou violência. A pena prevista é de 4 a 10 anos e multa. A lei também prevê aumento de pena para o cometimento de crime sob certas circunstâncias como, utilização de arma, auxílio de mais uma pessoa, restrição de liberdade da vítima, entre outras


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp