21/10/2021 às 22h16min - Atualizada em 22/10/2021 às 11h29min

Covid-19: Vacinação terá repescagem para todas as faixas etárias neste fim de semana em Maricá

Por Jade Carvalho - A Prefeitura de Maricá anunciou que irá fazer uma repescagem para todas as faixas etárias vacináveis - qualquer um acima de 12 anos - no sábado, 23, e no domingo, 24, de 9h às 12h, no Posto de Saúde Central, no Centro da cidade, e na Unidade Voltante de Vacinação (UVV) de Itaipuaçu.

Serão oferecidas vacinas de primeira dose para todas as idades, de segunda dose seguindo o calendário de vacinação de cada pessoa e da dose de reforço - ou terceira dose - para idosos acima de 60 anos, pessoas imunossuprimidas maiores de 12 anos e profissionais de saúde.

Antecipação da segunda dose

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou durante a semana a redução do intervalo da primeira para a segunda dose de 12 para 8 semanas para quem tomou os imunizastes da Pfizer e AstraZeneca. A redução tem o objetivo de acelerar a conclusão do calendário de imunização. As pessoas que receberam a primeira dose em agosto, já podem tomar a segunda no mês de outubro.

Ao todo, mais de 124 mil maricaenses já estão com a primeira dose, sendo 87,4% da população com mais de 12 anos, e 91.981 pessoas estão com a vacinação completa, correspondendo 64,7% dos habitantes da cidade.

Para a Secretária de Saúde Solange Oliveira, a abertura no fim de semana será uma oportunidade para quem não pode receber a dose nos dias úteis. “Vamos ampliar ainda mais a nossa cobertura em todas as faixas etárias vacináveis”, destacou a secretária.

Documentos necessários

Para receber a primeira e a segunda dose os documentos são simples: identidade, CPF e comprovante de residência. No caso de menores de idade, os adolescentes deverão ir acompanhados dos pais ou responsáveis

Para a dose de reforço, os idosos precisam ter recebido a segunda dose há seis meses ou mais. Para receber a terceira dose, eles devem apresentar um documento de identificação com foto e o comprovante de vacinação. Já os imunossuprimidos, além do documento com foto devem ter completado a vacinação com duas doses há 28 dias ou mais e precisam levar um laudo médico atualizado comprovando a condição de saúde.

Já para profissionais e trabalhadores da saúde, o esquema é parecido com o dos idosos: é necessário ter completado seis meses ou mais para receber o reforço e devem apresentar documento de identificação com foto e algum documento que comprove o vínculo empregatício, como carteira de trabalho ou do conselho, contracheque ou uma declaração com assinatura do empregador.

Fonte e foto: PMM


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp