05/11/2021 às 15h53min - Atualizada em 05/11/2021 às 15h26min

Itaipuaçu: Após liberação do INEA, SOMAR realiza obra emergencial do Molhe do Recanto

As obras iniciaram na manhã desta sexta-feira, 5.

Thayná Silva - leisecamarica.com.br
Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 05, foi iniciado uma obra emergencial do molhe no canal do Recanto, em Itaipuaçu. A obra vai ajudar os pescadores que estão com dificuldades para entrar no mar.  
 
A ação acontece após quase dois meses de uma ressaca que atingiu o litoral maricaense e removeu as pedras do quebra-mar, fechando o canal e impedindo a passagem dos pescadores. 
 
Durante todo esse período os pescadores fizeram protesto para que o canal pudesse ser reaberto, já que com o canal fechado, todos estavam sendo privados de trabalhar e levar o sustento para dentro de sua casa. As máquinas agora trabalham para que a abertura emergencial possa ajudar os pescadores a retornar com o seu trabalho. 
 
A Autarquia Serviços de Obras de Maricá (SOMAR) já havia sido notificada pelos pescadores, mas aguardava pela liberação do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), para que pudesse realizar a reabertura do molhe.  
 
O presidente da Câmara, Aldair de Linda, também esteve no local para acompanhar a obra e falou da importância dessa reabertura emergencial.  
 
''Essa obra é muito importante para os pescadores que estão há alguns meses sem trabalhar. Essa obra também é fundamental para ajudar a população local!'' comentou. 
 
Já o Presidente da Autarquia de Obras, Renato Machado, comentou que essa era uma obra para durar menos tempo, mas a demora no processo acabou atrasando completamente o seu término.  
 
''Tivemos alguns problemas burocráticos que atrasaram o término das obras, mas, ontem conseguimos a licença emergencial com o INEA e conseguimos o direito de mexer no canal para que os barcos tenham o direito de ir e vir, e a lagoa volte a ter sua oxigenação''. 
 
Além disso, o contrato para finalização total das obras no canal, foram publicadas nesta quinta-feira, 04, pelo Prefeito Fabiano Horta, e agora será entregue ao INEA para a reavaliação do projeto executivo e básico da obra.  
 
''O INEA tem o prazo de até 60 dias para nos dar uma resposta. E se Deus quiser, em janeiro de 2022 vamos retomar as obras de finalização do molhe'' finalizou Renato Machado.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp