26/05/2013 às 16h49min - Atualizada em 26/05/2013 às 16h49min

Polícia Ambiental apreende balão e material utilizado por baloeiros

[caption id="attachment_13716" align="alignleft" width="300"]
Material apreendido pela Polícia Ambiental.

Material apreendido pela Polícia Ambiental.

Material apreendido pela Polícia Ambiental.[/caption]

Policiais militares da Unidade de Polícia Ambiental (UPAM) da Serra da Tiririca apreenderam um balão de aproximadamente cinco metros na manhã deste domingo (26) no município de São Gonçalo, região metropolitana do Rio.

Segundo informações, durante patrulhamento aéreo no loteamento Vila Três, no bairro do Alcântara, os Policiais avistaram em um campo de futebol um grupo de pessoas que estariam realizando a prática da soltura de balões.

O helicóptero aterrissou no campo e os homens fugiram abandonando um balão de aproximadamente cinco metros. Os policiais encontraram ainda um botijão de gás cheio, um maçarico, buchas e fitas ornamentais.

Segundo José Maurício Padrone, responsável pela Coordenadoria Integrada de combate aos Crimes Ambientais (Cicca), as operações policiais serão constantes em todos os finais de semana de junho e julho. Além da Cicca e da Polícia Ambiental, os batalhões da Polícia Militar estão envolvidos juntamente com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).  “Nestas situações de festas torna-se muito difícil a prisão dos baloeiros ou apreensão dos balões e apetrechos, pois, muitas vezes as pessoas estão alcoolizadas, têm crianças, mulheres e até mesmo pessoas que não estão envolvidas com o crime. Neste momento, eles se voltam contra os órgãos de repressão”, informou o coordenador da Cicca.

Crime Ambiental - A prática de soltar balões é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de um a três anos de prisão e multa. Além de provocar incêndios, os balões também atrapalham o tráfego aéreo, delito no Código Penal, que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão. O caso foi encaminhado para a 74ª DP (Alcântara).

[caption id="attachment_13717" align="aligncenter" width="928"]
Operação contou com o apoio de um helicóptero.

Operação contou com o apoio de um helicóptero.

Operação contou com o apoio de um helicóptero.[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp