17/11/2021 às 23h44min - Atualizada em 17/11/2021 às 22h30min

Com clima ensolarado, Saquarema Surf Festival é sucesso na Praia de Itaúna

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br

O Saquarema Surf Festival - etapa da divisão de acesso do surfe mundial - começou na última segunda-feira, 15, na Praia de Itaúna. O campeonato homenageia o surfista saquaremense Léo Neves, que faleceu devido a um mal súbito no ano de 2019. 


A etapa do World Qualifying Series (WQS), que em português significa série de qualificação, vale 3.000 pontos para o atleta que vencer o evento. 


Os atletas buscam somar a maior pontuação possível para subir no ranking e garantir a qualificação para a elite do surfe mundial, disputando o tão sonhado título de melhor do mundo com atletas como Gabriel Medina, Italo Ferreira e Filipe Toledo. 


Longboard


No primeiro dia, que foi na segunda-feira, foram para água os três primeiros round’s da categoria do longboard masculino e o primeiro round do longboard feminino. 


Entre os homens, os atletas brasileiros Piccolo Clemente, Eduardo Bage, Rodrigo Sphaier, Darlan Marques, Alex Salazar e Jeferson Silva avançaram para as quartas de final juntamente com o americano Tony Silvagni e com o peruano William Saldana. Já o atual campeão brasileiro, Carlos Bahia, acabou sendo eliminado na segunda fase.


Entre as mulheres, a renomada Chloe Calmon, que é um dos principais nomes do esporte no mundo, se classificou para as quartas de final da categoria junto com as também brasileiras Ayllar Cinti, Maina Thompson, Evelin Neves, Jasmin Avelino, Cristiana Pires e Luana Soares, além da peruana Maria Fernanda Reyes. 


Surfe masculino


No segundo dia, que foi na terça-feira, 16, a categoria masculina do surfe de quilha entrou na água com um mar clássico. Foram realizadas as baterias do primeiro round e parte do segundo.


Nesta quarta-feira, 17, o dia começou cedo e, com altas ondas, os surfistas concluíram a segunda fase, iniciando a terceira, que será finalizada na quinta-feira, 18. 


No Round 3, se classificaram - até agora - os surfistas brasileiros Lucas Vicente, Amando Tenório, Willian Cardoso, Robson Santos, Gabriel André, Alex Ribeiro, Thiago Camarão, Matheus Navarro, Yago Dora e Alejo Muniz, além dos locais Raoni Monteiro e Arthur Máximo, dos argentinos Jose Gundesen e Leandro Usuna, do uruguaio Sebastian Olarte e do peruano Miguel Tudela.


Grandes nomes do surfe mundial como Mateus Herdy, Ian Gouveia, Caio Ibelli e Igor Moraes, acabaram eliminados precocemente, em uma competição que é considerada muito difícil. 


Pelo Round 3, ainda entrarão na água mais oito baterias com quatro atletas cada. Entre os atletas que irão competir estão o campeão mundial de 2015, Adriano de Souza, além dos locais Lucas Chumbo, João Chumbinho e Daniel Templar. 


Entre outros nomes conhecidos no cenário do surfe que ainda surfarão amanhã estão: Jessé Mendes, Victor Bernardo, Jadson André, Michael Rodrigues e as promessas Samuel Pupo e Eduardo Motta, que foi campeão da última etapa em Florianópolis. 


Após a realização do terceiro round, ainda terão mais duas fases antes das quartas de final. 


*Surfe feminino*


A primeira fase do surfe feminino também entrou na água nesta quarta-feira. As mulheres deram um show nas ondas, representando muito bem a categoria. 


Se classificaram para o Round 2 as atletas brasileiras Isabelle Nalu, Kiany Hyakutake, Yanca Costa, Summer Macedo, Sol Carrion, Laura Raupp - que também foi campeã do último evento em Florianópolis - Larissa Santos, Tainá Hinckel, a gigante Silvana Lima, Sophia Medina - que é irmã do tricampeão mundial Gabriel Medina - e Júlia Santos, além das peruanas Daniella Rosas, Kalea Gervasi e Arena Rodriguez, da venezuelana Valeria Ojeda e a equatoriana Dominic Barona. 


Já no feminino, a competição é mais curta e terá apenas mais um round antes das quartas de final. 


O campeonato volta a rolar na manhã desta quinta-feira, com a primeira chamada às 7h da manhã. A previsão é que o dia comece com a continuação do terceiro round do surfe masculino e com a conclusão das quartas de final das duas categorias do longboard.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp