28/05/2013 às 14h29min - Atualizada em 28/05/2013 às 14h29min

Animais soltos são apreendidos em vias públicas de Maricá

[caption id="attachment_13851" align="alignleft" width="300"]
Animais foram encaminhados para um curral conveniado com a PM de Itambi, em Itaboraí. (Foto :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)

Animais foram encaminhados para um curral conveniado com a PM de Itambi, em Itaboraí. (Foto :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)

Animais foram encaminhados para um curral conveniado com a PM de Itambi, em Itaboraí. (Foto :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)[/caption]

REPORTAGEM :: MAURO LUIS (Edição : Romário Barros) - Para evitar acidentes e oferecer proteção aos animais, a Defesa Civil de Maricá fechou uma parceria com a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), para apreender animais de grande porte soltos nas ruas e estradas. Dois cavalos foram apreendidos nesta terça-feira (28) e foram encaminhados para um curral conveniado com a PM de Itambi, no município de Itaboraí.

Segundo a Defesa Civil de Maricá, os animais são encontrados com mais frequência em locais com grande número de pessoas e em beira de estradas. Os animais apreendidos são transportados em caminhões do BPRv. pelas equipes a manterem os animais em áreas cercadas para evitar acidentes.

Para recuperar o animal, o proprietário paga R$ 120 de multa por cada animal e diária no valor de R$ 30 para retira-lo. “Caso os donos não retirem o animal em dez dias, o mesmo irá a leilão, com permissão do governo do estado”, disse o agente da Defesa Civil.

Os valores são cobrados para custear as despesas com os animais, que incluem a identificação através de fotos e a realização de exames, além de vacinas e alimentação. Os que estão doentes são encaminhados à Vigilância Sanitária Estadual. Pela Lei de Contravenção Penal, é crime deixar animais soltos nas vias públicas, com pena prevista de prisão (de 10 dias a dois meses) ou pagamento de multa.

A população pode fazer denúncias de animais soltos pelo 199, telefone de emergência da Defesa Civil, ou para a Polícia Rodoviária (3601-6269 e 3601-6961).


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp