11/12/2021 às 10h09min - Atualizada em 11/12/2021 às 10h03min

Site do Ministério da Saúde e aplicativo do SUS sofrem ataque de ‘'hackers’'

O site do Ministério da Saúde e ConecteSUS sofrem ataque de “hackers” e ficam fora do ar.

Thayná Silva - leisecamarica.com.br
Foto/Reprodução: Internet

O site do Ministério da Saúde e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, foram invadidos por hackers, na madrugada desta sexta-feira, 10.  
 

Desde então, não era possível emitir, por exemplo, o comprovante de imunização contra a Covid-19, disponível no aplicativo. Os usuários que tentaram acessar o portal se depararam com mensagem informando que os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos.  
 

Na página do Ministério da Saúde, os invasores deixaram a seguinte mensagem: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados estão em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados”. 
 

O Ministério da Saúde se posicionou sobre os ataques. E, confirmou que o problema “comprometeu temporariamente alguns sistemas”. O Gabinete de Segurança Institucional e a Polícia Federal foram acionados, e o Datasus trabalha para o restabelecimento dos serviços, segundo a nota. 
 

O Ministério da Saúde informa que, na madrugada desta sexta-feira (10), sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento”, afirmou o MS. 
 

O setor acrescentou que acionou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal para investigar o caso. Por fim, o ministério disse que o "Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o restabelecimento das plataformas. 

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp