12/01/2022 às 10h58min - Atualizada em 11/01/2022 às 18h03min

Grandes filas no INSS revolta aposentados que buscam por atendimento em Maricá

Os idosos precisam realizar a prova de vida, mas não conseguem atendimento.

Thayná Silva - leisecamarica.com.br

Moradores entraram em contato com a nossa equipe na tarde desta terça-feira, 11, para reclamar sobre as grandes filas e o descaso que encontram no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Maricá.  
 

De acordo com os moradores, as filas no local são gigantescas e o descaso com os idosos são ainda maiores. Segundo os relatos, muitos pensionistas esperam horas para receber atendimento e muitas das vezes não conseguem nem ser atendidos.  
 

‘’Estou na fila desde às 09 horas e só tem uma atendente. Isso é uma falta de respeito com os idosos’’, comentou uma moradora.  
 

Ainda de acordo com o relato, o número de funcionários no local é pequeno e não consegue dar conta da grande demanda de pessoas e por esse motivo, muitos idosos que foram até o local para fazer sua prova de vida, não conseguiram.  
 

‘’Minha mãe teve a suspensão da pensão do INSS, porque ela não consegue ser atendida. Já é a quinta vez que venho com minha mãe aqui e nada é resolvido’’, relatou a filha de uma pensionista.  
 

Motivos das grandes filas no INSS  
 

A partir deste ano de 2022, os beneficiários do INSS devem voltar a realizar a prova de vida para continuar recebendo os pagamentos. A prova de vida, havia sido suspensa por conta da pandemia em 2020.  
 

Devido ao seu retorno, a prova de vida agora passou a ser obrigatória e muitos idosos precisam ir até o local para realizar a prova de vida, caso contrário, terão o benefício bloqueado a partir de julho. Por esse motivo, as filas no INSS na cidade de Maricá vem sendo constantes e isso revoltando a população.  


Um funcionário responsável pelo INSS procurou a equipe do LSM para se pronunciar em defesa: 


“A imagem não é de uma agência do INSS. Não existe fila na porta do INSS e sim, do caixa eletrônico que está na farmácia ao lado. Acrescento que prova de vida se faz na unidade bancária do segurado e não no INSS. Ressaltando que em caso de prova de vida para maiores de 80 anos o representante ou segurado pode requerer pelo aplicativo ou 135 que um servidor (pesquisador) vai até a residência do segurado. Os atendimentos presenciais estão suspensos por ordem do governo federal. O INSS atende apenas cumprimento de exigências e atendimentos especializados. Nos últimos dias, visto a demanda pelo CNIS (para o Passaporte Universitário), as agências receberam uma demanda maior, todavia em nenhum momento teve fila. Acrescentando que o CNIS por ordem governamental é retirado pelo aplicativo”


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