12/01/2022 às 12h17min - Atualizada em 12/01/2022 às 12h05min

Covid-19: Maricá começará vacinação de crianças entre 5 e 11 anos nesta semana

A cidade será a primeira do estado do Rio de Janeiro a iniciar a vacinação na faixa etária infantil

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br
PMM/Anselmo Mourão

A cidade de Maricá será o primeirao município do estado do Rio de Janeiro — e um dos primeiros de todo o país — a começar a vacinação contra a Covid-19 nas crianças de 5 a 11 anos. 


A imunização infantil começará a partir desta sexta-feira, 14, cumprindo etapas por prioridades. No primeiro dia, serão imunizadas as crianças indígenas em suas aldeias. Já no sábado, 15, de 9h às 13h, será a vez das crianças com comorbidades ou deficiência permanente receberem a primeira dose na sede do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM).


A vacinação continuará para as crianças do grupo prioritário de segunda, 17, a sexta-feira, 21, das 9h e 16h, ainda no SAREM. As crianças com dificuldades de locomoção severa poderão receber a vacinação em casa, agendando na sua Unidade de Saúde (USF) de referência.


Vacinação segura e eficaz


O cronograma segue a recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde e a imunização seguirá de acordo com as doses recebidas pelo município. 


A Secretária Municipal de Saúde, Solange Oliveira, destacou que a imunização será iniciada no mesmo dia em que as doses específicas para as crianças chegarem à cidade.


“É importante que os responsáveis saibam que a vacina é segura, eficaz e é fundamental que as crianças recebam a 1° dose o quanto antes para conseguirmos romper a cadeia de transmissão do vírus, principalmente a de novas variantes. Além de proteger e evitar formas graves, a vacinação das crianças também protegerá os adultos e os idosos, por isso é urgente e necessária”, disse.


Sequência do calendário


As datas para a imunização das crianças em geral serão divulgadas o quantos antes, visto que a aplicação depende da chegada de remessas de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde e, da mesma forma, será feita seguindo o PNI.


Documentos para a vacinação


O responsável legal precisará apresentar o laudo médico que comprove a comorbidade ou a deficiência permanente, além de certidão de nascimento ou documento de identidade da criança. Serão vacinadas as crianças com comorbidades ou deficiências listadas no PNI.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp