02/02/2022 às 11h19min - Atualizada em 02/02/2022 às 11h18min

Saquarema oferece tratamento preventivo gratuito para infecção com o vírus HIV

jade@leisecamarica - leisecamarica.com.br

A Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria de Saúde, está oferecendo um tratamento preventivo gratuito para infecção com o vírus da Aids, o HIV. 


A ação faz parte do programa iniciou o programa PrEP Saquarema, que é voltado para todas as pessoas que estão expostas à infecção pelo vírus. 


O programa irá vai oferecer tratamento farmacológico gratuito aos pacientes moradores do município através da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). 


O tratamento consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é prevenir a infecção e promover uma vida sexual mais saudável. 


O tratamento combina medicamentos em um único comprimido, impedindo que o HIV se estabeleça no organismo. Porém, é importante destacar que a PrEP não previne outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e, portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção.


De acordo com o médico infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Rodrigo Neves, qualquer pessoa sexualmente ativa pode ficar exposta ao vírus HIV. Contudo, há grupos sensíveis para os quais a PrEP é indicada.


“Comumente, a PrEP é prescrita para os grupos em situação de maior vulnerabilidade e que tenham práticas de maior risco para infecção pelo HIV. Podemos citar homens que fazem sexo com homens, população trans, profissionais do sexo e casais sorodiferentes (quando um possui HIV e o outro não) que têm relações sexuais sem usar camisinha”.


Uma das condições para participação no programa é que, a contar do dia da consulta, o paciente não tenha passado por exposição sexual de risco (sem preservativo) há menos de 30 dias.


O atendimento do programa PrEP Saquarema terá início de forma online, pelo WhatsApp número (22) 99848-1209. Após iniciar contato, serão feitas algumas perguntas às quais o paciente deverá responder para agilizar o atendimento. 


No dia da consulta, será necessário apresentar o RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Aqueles que possuírem o comprovante de vacinação contra a Hepatite B também poderão apresentar o documento.


As consultas serão realizadas no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que funciona na Rua Waldyr Macedo 180, casa 1 – Verde Vale, ao lado da Cidade da Saúde. Os atendimentos ocorrerão das 9h às 14h, por ordem de chegada.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp