17/03/2022 às 13h39min - Atualizada em 17/03/2022 às 13h36min

Conta de luz mais cara: Saiba como economizar e não sentir o bolso pesar tanto com esse aumento

Cuidados no uso de geladeira, ao lavar e passar roupa podem reduzir o impacto da alta da tarifa.

Thayná Silva - leisecamarica.com.br
Fonte: O Globo
Foto/Reprodução: Internet

A conta de luz que já pesava nos orçamentos das famílias, passará a pesar ainda mais após a divulgação do aumento de 17,39% que a Enel irá realizar em todo o estado do Rio de Janeiro. 


Porém, com a mudança de alguns hábitos é possível ter uma redução na energia e economizar hora de pagar a futura. 


Pensando nisso, a equipe do LSM fez uma listinha de alguns hábitos que podem ser mudados e poderão te ajudar a não sentir o bolso pesar tanto na hora em que a conta de luz chegar. 


Pare de abrir a geladeira 

Lembre-se de que a geladeira representa 30% do seu consumo total. Evite o abre e fecha desnecessários. Procure pensar antes de abrir o refrigerador e pegue de uma vez tudo de que precisa, para evitar acionar o motor do aparelho a toda hora.


Não coloque alimentos quentes na geladeira, pois o motor será acionado, aumentando o gasto de energia.


Regule o termostato do aparelho de acordo com estação do ano e a quantidade de alimentos armazenados, isso economiza energia


Vai lavar roupa

Procure usar a capacidade máxima da máquina. Se isso não for possível, escolha a programação que use volume de água e tempo adequados à quantidade de roupas. Use sempre água fria: a quente aumenta significativamente o consumo, assim como a função de secadora. Respeite a dose de sabão especificada no manual da máquina, para que não seja necessário repetir o enxágue.


Passe tudo de uma vez

Para economizar, procure passar o máximo de peças de uma única vez. No caso de ferros automáticos, a orientação é passar primeiro as roupas que precisam de menos calor. Depois, as peças pesadas e, no fim, após desligar o aparelho, aproveitar o calor para passar as roupas mais leves.


Ar-condicionado certo

A primeira medida é escolher o equipamento adequado ao tamanho do ambiente. Lembre-se de que os modelos de tecnologia inverter podem consumir até 60% menos do que os tradicionais. Ao usar, deve-se manter janelas, cortinas e portas fechadas. Mantenha os filtros limpos.


Apague a luz 

A dica básica, todo mundo já sabe, é apagar a luz ao sair do ambiente. Parece uma economia boba, mas faz diferença na conta no fim do mês.


Dê sempre preferência à iluminação natural. Paredes claras refletem mais luz e economizam energia elétrica.


Se você ainda tem lâmpadas incandescentes ou alógenas, troque por fluorescentes compactas ou de LED. As de LED chegam a ter um consumo até 90% menor do que as tradicionais. Elas são mais caras, mas, além de gastar menos, têm maior durabilidade.


Desligue o computador 

Quando não estiver usando, desligue o computador. Não deixe acessórios, como impressoras, estabilizadores e câmera ligados sem necessidade. Só ligue a impressora quando for usá-la.


Banho mais curto

Banhos mais curtos são a regra de ouro. Uma dica é fechar o chuveiro enquanto se ensaboa ou passa o xampu. Lembre-se de que manter o chuveiro elétrico na posição “verão” pode reduzir em 30% o consumo de energia. As mesmas recomendações valem para chuveiros com aquecimento a gás: nesse caso, a temperatura deve ser ajustada no aquecedor.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp