26/04/2022 às 09h32min - Atualizada em 26/04/2022 às 09h30min

Cerimônia marca abertura do Maricá 3x3 de Basquete

Evento acontece até o dia 2 de maio, é gratuito e terá desafio internacional Brasil x Argentina

Ana Farias - leisecamarica.com.br
PMM
Foto: Tati Amaya (MCS)
O Maricá 3x3 de Basquete começou nesta segunda-feira (25) e movimentou a Arena Basquete 3x3, em Inoã, com Campeonato Brasileiro Escolar - seletiva para o Gymnasiade -, que reúne 56 equipes (28 femininas e 28 masculinas). A iniciativa é da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em conjunto com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. As competições acontecem a partir das 8h e vão até dia 2 de maio, com entrada franca.  
 
Entre as partidas do Campeonato Brasileiro Escolar, foi realizada a cerimônia de abertura. O tom da solenidade foi de alegria, festa e emoção, por ser a primeira vez do Campeonato de Basquete 3x3 em Maricá. 
 
O prefeito Fabiano Horta destacou esse novo momento para o esporte em Maricá. "Estamos realizando um grande evento, recheado de cultura e cheio de vivência. O Maricá 3x3 de Basquete deixará um grande legado, será um exemplo esportivo para a juventude de Maricá. Logo, para nossa cidade é um grande marco!", comentou.
 
O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Antônio Hora, mencionou que o evento será inspiração para os futuros atletas. "Estamos criando mais uma cultura aqui em Maricá. O basquete 3x3 surgiu nas ruas, algo que o povo criou, uma representação esportiva do anseio popular. Por isso, estamos aqui deixando e levando um legado para Maricá e para todos os atletas participantes", frisou. 
 
Ambiente de troca entre atletas 
 
Para o estudante Vitor Serafim, do Rio Grande do Sul, poder ter contato com essa nova modalidade é incrível. "Estamos jogando essa modalidade pela primeira vez. Está sendo desafiador e muito importante para o nosso crescimento!", disse o atleta. 
 
A atleta Pâmela Oliveira, de Maceió, que está disputando pela primeira vez no Rio, comentou que a sensação de acompanhar e poder competir em um jogo de basquete 3x3 é única. "Está sendo muito importante e gratificante poder participar desse campeonato, jogar com as minhas amigas e sentir a adrenalina de perto", expôs. 
 
Presenças
 
Presentes estiveram o vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Robson Lopes Aguiar; o secretário de Trânsito de Maricá, Marcinho da Construção; o presidente da Codemar, Olavo Noleto; a secretária de Educação, Adriana Costa; o secretário de Comunicação, Márcio Jardim; o secretário de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, João Carlos de Lima, o 'Birigu'; o secretário de Governo em Maricá, João Maurício de Freitas; o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino; o presidente da Câmara de Maricá, Aldair de Linda; secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida; o secretário de Defesa do Consumidor, Felipe Paiva; o secretário de Iluminação Pública, Adelso Pereira; o capitão Nunes da 6 cia de Polícia; e o vereador Frank Costa.
 
 
Maricá 3x3 de Basquete continua nesta terça-feira (26)
 
A iniciativa, que continua nesta terça-feira (26), às 8h, é gratuita, aberta ao público, acessível e democrática, com profissionais capacitados para receberem pessoas com deficiência física e/ou dificuldade de mobilidade, desde a abordagem até a participação nas atividades e vai receber, também, food trucks da região em sua praça de alimentação. E, além de promover o Campeonato Brasileiro Escolar (seletiva para Gymnasiade), irá realizar a Copa Maricá Escolar 3x3; a etapa sudeste do Circuito Nacional 3x3; a Copa Maricá Open e Master; e o Desafio Internacional Brasil x Argentina. 
 
Já o Campeonato acontecerá até quarta-feira (27/04), reúne 56 equipes de todo o Brasil (28 femininas e 28 masculinas), compostas por três jogadores em quadra e um reserva. A pontuação também é diferente do basquete convencional, cestas de dentro do perímetro valem um ponto e de fora, dois. A classificação com a entrega das medalhas (ouro, prata, bronze e cobre) do Campeonato Brasileiro Escolar será anunciada no final da quarta-feira.
 
 
Programação
 
25 a 27 de abril: Campeonato Brasileiro Escolar – seletiva para Gymnasiade, Olímpiadas Escolares, Normandia em 2022. Também terá oficina esportiva com aulas de basquete em parceria com a Secretaria de Educação. 
 
28 de abril: Copa Maricá 3×3 – Escolar. Vale ressaltar que o aluno interessado em participar deve procurar a secretaria de sua escola para mais informações. 
 
29, 30 de abril e 1º de maio: Circuito Nacional de 3×3 – Etapa Sudeste
 
30 de abril e 1º de maio: Copa Maricá Open e Master
 
2 de maio: Desafio Internacional BRA X ARG
 
Local: arena montada na Rua Euclides Paulo da Silva, sem número, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp