01/07/2013 às 15h49min - Atualizada em 01/07/2013 às 15h49min

Centro: Estruturas que descaracterizavam área histórica são retiradas

A intervenção faz parte do compromisso acordado entre o município e o Ministério Público Estadual, no sentido de atender à solicitação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

[caption id="attachment_15702" align="alignleft" width="300"]
(Foto :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)

(Foto :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)

(Foto :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)[/caption]

Nesta segunda-feira (01) foi reiniciado o trabalho de reparação do conjunto arquitetônico que fica no entorno da Praça Orlando de Barros Pimentel, a principal do centro da cidade. Uma equipe da Secretaria de Obras de Maricá retirou os nove arcos metálicos e dois totens com o nome da praça, além de demolir, utilizando uma retroescavadeira, a pequena ponte, o lago e o curso de água que ficavam no entorno da Casa Digital.

A intervenção faz parte do compromisso acordado entre o município e o Ministério Público Estadual, no sentido de atender à solicitação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).  Este, através de um inquérito civil aberto em 2008, cobrava a restauração do projeto original, descaracterizado pela instalação dos totens, arcos e outras estruturas. A primeira ação do acordo firmado entre o Inepac e a atual administração – que sempre foi favorável à restauração dos padrões originais - foi a retirada do curso de água que cercava a Casa de Cultura, ocorrida em abril de 2011. O conjunto arquitetônico da praça é composto ainda pela igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo.

De acordo com a Procuradoria Geral do Município, a retirada das estruturas, instaladas entre 2003 e 2005, vem acontecendo por etapas em razão da necessidade de haver uma equipe especializada na restauração da estrutura tombada. Ainda segundo o Inepac, as intervenções na praça foram feitas de forma irregular na ocasião, sem o devido parecer da área de patrimônio histórico.

O Inepac entendeu, no entanto, que o anfiteatro e a Casa Digital, que também foram instalados posteriormente na praça, devem ser recuperados e mantidos onde estão, uma vez que houve investimento de verba pública em ambas as construções para uso da população.

[caption id="attachment_15703" align="aligncenter" width="800"]
(Foto :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)

(Foto :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)

A intervenção faz parte do compromisso acordado entre o município e o Ministério Público Estadual, no sentido de atender à solicitação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). (Foto :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp