08/10/2012 às 02h34min - Atualizada em 08/10/2012 às 02h34min

Washington Quaquá (PT) é reeleito prefeito de Maricá

Quaquá (PT) comemora a reeleição nos braços do povo
( Fotos :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)
Neste domingo (07) Washington Quaquá (PT) foi reeleito prefeito de Maricá com 42,48% (26662 votos) contra 37,32% (23703 votos) do 2º colocado Marcelo Delaroli (DEM), seguido de Ricardo Queiroz (PMDB) com 14,50% (9088 votos). A apuração dos votos durou cerca de duas horas e quinze minutos.

Filho de Seu Carlinhos, um soldado da PM e de Dona Ione, irmão de Marquinhos, marido de Rosangela Zeidan e pai de Diego, de 13 anos. Quaquá viveu uma infância pobre, porém feliz, no bairro na Mumbuca. Quaquá teve seu primeiro trabalho aos 14 anos, tomando conta, com sua mãe e seu irmão de uma birosca de seu pai, em Itapeba, para ajudar a sustentar a família.


Dona Ione, após muitas andanças, conseguiu uma bolsa de estudos para o filho no Colégio Cenecista Maricá. Isto era em 1982. No início era muita bagunça, mas logo, ainda sob a ditadura militar no Brasil, Quaquá começa a se interessar por política.

Em 1985, com a ditadura militar já chegando ao fim e no clima da abertura política, Quaquá lidera a fundação do Centro Cívico do Colégio Maricá (os grêmios estudantis eram proibidos) e se torna seu primeiro presidente.

Em 1988, Quaquá, já na escola Municipal Joana Benedicta Rangel, ganha a eleição para o Grêmio Estudantil, se tornando seu presidente. No mesmo ano os professores fazem um protesto por melhores salários. Onze são demitidos por participar do protesto. A categoria entra em greve e Quaquá lidera passeatas de estudantes em apoio aos professores, entre as manifestações: o enterro simbólico do prefeito. Uma grande manifestação da história da cidade.

Depois da passeata, Quaquá sobe até a prefeitura para tentar falar com o prefeito e é recebido por ele com grosserias. Tocado para fora da prefeitura pelos seguranças do prefeito, Quaquá disse: “Um dia subo as escadarias da prefeitura como prefeito dessa cidade. Vou afastar do poder essa elite que não gosta de pobre!”

Em 1989, com 18 anos, já como presidente do PT de Maricá e presidente do Grêmio, Quaquá, sem fazer cursinho, é aprovado no vestibular e passa a cursar Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense. Na UFF, Quaquá também exerce sua liderança estudantil. Primeiro ganha a eleição do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, depois entra para a diretoria do DCE (o Diretório Central dos Estudantes), onde em 1993 se torna presidente. Quaquá foi, também, durante três anos, membro titular do Conselho Superior Universitário da UFF, o conselho máximo de poder da Universidade. Em janeiro de 1994 Quaquá se forma e vira professor e sociólogo.

Em 1986, com 15 anos de idade, Quaquá ajuda fundar o partido em Maricá. Em 1989, Quaquá é eleito presidente do PT, ainda com 17 anos, e coordena a primeira campanha de Lula a presidente em Maricá.

Em 1994 é fundado o Jornal Outras Palavras, um marco na comunicação e na política de Maricá. Já formado Quaquá é convidado para trabalhar como assessor do deputado estadual Marcelo Dias, do PT com quem trabalha até janeiro de 1999. Em 1990 ele é eleito para a Direção Estadual do PT.

De 1996 até 2001, Quaquá foi membro da Comissão Executiva Estadual do PT, tendo sido Secretário Estadual de Finanças e Planejamento do PT até 2001, quando resolveu se dedicar exclusivamente à Maricá.

Em 2004, Quaquá surpreendeu todo o meio político de Maricá, obtendo 12.736 votos para prefeito. Apenas 836 votos a menos que o prefeito, reeleito com toda a máquina e com o apoio de sempre da Empresa Amparo.

Em 2006 obteve 22.242 votos para deputado, sendo 15.678 só em Maricá. Ficou como suplente, porque a legenda do PT era muito alta. Mas foi convidado para fazer parte do Governo Sérgio Cabral, como Subsecretário de Infância e Adolescência. Aceitou. Ficou no cargo por um ano e saiu em janeiro de 2008 para disputar a Prefeitura de Maricá.

Em 2008 Quaquá foi eleito prefeito em uma votação histórica, com 63 % dos votos válidos. Recebe a Prefeitura falida, com a luz cortada, entrando no seu gabinete a luz de velas.

Quaquá segue para o seu segundo mandato à frente da prefeitura de Maricá

Quaquá comemorou a vitória em frente a sede do PT no Centro de Maricá cercado de amigos, simpatizantes e militantes do partido dos trabalhadores. Quaquá segue agora para o seu segundo mandato com o desafio de melhorar a saúde do município. "Quero agradecer aos meus 26.662 eleitores. Agradeço a oportunidade de continuar governando minha amada cidade por mais 4 anos. Agora começo amanhã mesmo a continuidade do trabalho para realizar o sonho de mudanças de nosso municipio. Não tenho dúvida de que vamos conquistar também nestes quatro anos todos aqueles que ainda não compreenderam as mudancas que estamos fazendo em todos os distritos. Continuaremos governando para todos os bairros e distritos, independente do resultado das eleições. Por fim quero registrar a derrota de todos os traidores que tentaram impedir as mudancas de Maricá. A força do povo prevaleceu em uma campanha limpa e sem ataques aos adversários, mesmo com as calunias de que fui alvo!" Disse Quaquá.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp